TRANSFILOSOFIA-EDUCAÇÃO SENSÍVEL
RUPTURAS SIGNIFICATIVAS COM A COLONIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37462Palavras-chave:
Transfilosofia Sentipensante, educação, complexidade, quebras significativasResumo
Na persistente crise colonial atomizadora da educação que forma os seres humanos para a competição e a falta de compaixão entre outros males, são urgentemente necessárias as suas rupturas a-significativas que promovemos com a Transfilosofia Sentipensante. Como objetivo baseamos a díade: Transfilosofia-educação Sentipensante com rupturas a-significativas com a colonialidade, responderemos questões como: e o pacto educacional global? A investigação que pertence às linhas de pesquisa: Educação Descolonial Planetária – transepistemologias complexas; Transmetodologias complexas e transmétodos decoloniais complexos planetários; Paulo Freire: o andarilho da utopia nas transmetodologias e a decolonialidade-complexidade planetária na religação. Realizamos uma transmetodologia com a desconstrução rizomática como transmétodo, passando pela entrelaçada desconstrução e reconstrução. Na desconstrução destacamos os males da educação a partir da falta de filosofia descolonizada, e que foi marcada pela filosofia ocidental; e desconstruímos a intencionalidade do Pacto Educacional Global. Na reconstrução mostramos que devemos educar o ser humano na sua complexidade, desestabilizar urgentemente as categorias fixas impostas para investigar a educação a partir de métodos reducionistas fixos e recriar complexamente o conhecimento, educar à luz do enriquecimento da contribuição dos grupos marginalizados. A educação planetária é urgentemente necessária para alcançar uma antropopolítica e uma política de civilização; apoia a ideia de que a educação é uma práxis política que constitui uma política de humanidade; tudo isso herdando as concepções morinianas de educação.
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