REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO EM QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37924Palabras clave:
Literatura, pós-modernidade, Carolina de JesusResumen
Este estudo tem como o foco a análise da obra Quarto de despejo - Diário de uma favelada da autora Carolina Maria de Jesus, escrito em 1960. Questionar a obra de Maria de Jesus é ir além da realidade apresentada pela autora como moradora da favela Canindé na cidade de São Paulo. Na pós-modernidade, a realidade e o outro não mais assustam, visto que a própria realidade se encontra no fosso do individualismo e do presentismo, marcas tão profundas da nossa contemporaneidade. Como base teórica principal nos valemos de autores como Bauman (1988) para embasar a discussão sobre a pós-modernidade, Orlandi (1999), Silva (2009) e Certeau (2014) para endossar a prerrogativa em relação ao discurso. O método aplicado para a análise desta pesquisa foi a descritiva documental, o que nos proporcionou uma ilustração condizente com o propósito deste trabalho. Esperamos estimular de alguma forma a pesquisa acadêmica sobre a análise do discurso, atrelada aos conceitos de pós-modernidade.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt; O Mal-Estar da sociedade Pós-Moderna, Trad. Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama, Rio de Janeiro: Jorge Zanhar 1988.
CERTEAU, Michel. Invenção do Cotidiano - 1. Artes de fazer. 21. ed. – Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda, 2014.
Esperandio, M. R. G. Para entender pós-modernidade. São Leopoldo. Sinodal, 2007.
JAPIASSÚ; Hilton, MARCONDES; Danilo Dicionário Básico de Filosofia 3ª Edição. revista e ampliada Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro 2001.
JESUS, Maria Carolina de, Quarto de despejo: Diário de uma favelada. Edição: 1ª edt. Ática, 2014.
Harvey, D. The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Cambridge, Massachussetts, 1989.
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 3ª ed., Campinas, SP: Pontes, 2001.
Michel Pêcheux. 3ª ed., Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997, p. 61 – 161.
MALEK, R. REPRESENTATION OF THE OTHER IN WESTERN HISTORY: A POSTCOLONIAL READING. JOURNAL OF MODERNISM AND POSTMODERNISM STUDIES (JOMOPS), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 143-163, 2022. DOI: 10.47333/modernizm.2022. Disponível em: https://www.dergi.modernizm.org/index.php/journal/article/view/173. Acesso em: 9 oct. 2024.
POPPER Karl, A Lógica da pesquisa cientifica. Trad. Leonidas Hegenberg, Octanny Silveira da Mota Ed. Cultrix São Paulo 1972.
SILVA; Kalia Vanderlei, SILVA Marcial Henrique Dicionários de Conceitos Históricos 2.ed. 2. Impressão- São Paulo: Contexto 2009.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Trad. Grillo, S; Américo, E. V. São Paulo: Editora 34, 2018.
Descargas
Publicado
Versiones
- 13-11-2024 (2)
- 13-11-2024 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, José Marcos Rosendo de Souza , Macileide Rufino Silva, Agenor Leandro de Sousa Filho, Veronica Nogueira do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.