BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA

ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696

Palavras-chave:

Formaçao, Literatura de Formação, Formação Cultural, Educação

Resumo

Essa pesquisa trata da relação entre o romance de formação (Bildungsroman) e a concepção de formação. A demanda contemporânea por um ideal formativo que valorize a imanência do objeto e sua criticidade como princípios educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho descritivo exploratório, com utilização da revisão bibliográfica de tipo integrativa. A abordagem que adotamos, baseia-se na análise crítica de diferentes fontes de literatura acadêmica. Como as obras literárias do gênero Bildungsroman, sob a perspectiva de Theodor W. Adorno e sua concepção de paisagem formativa, podem desempenhar um papel formativo na construção do sujeito? Nosso objetivo geral: Analisar a relação entre o gênero literário Bildungsroman e a concepção de paisagem formativa, destacando a expressividade da literatura como uma ferramenta formadora na construção do sujeito. Esperamos que a pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada da importância das obras literárias do gênero Bildungsroman na formação do sujeito. Ao explorar a relação entre esse gênero literário e a concepção de paisagem formativa de Adorno, esperamos evidenciar a potencialidade da literatura como uma ferramenta formativa que vai além da mera transmissão de conhecimentos. A análise crítica das obras literárias do Bildungsroman à luz das ideias de Adorno pode revelar a capacidade da literatura de promover o desenvolvimento crítico, ético, estético e social dos indivíduos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, livre e autônoma.

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Referências

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

DA SILVA, A. S.; DO NASCIMENTO, L. A.; ORESTES CANARIM, G. BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA: ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FL01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32696. Acesso em: 2 jul. 2024.