BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA

ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696

Palavras-chave:

Formaçao, Literatura de Formação, Formação Cultural, Educação

Resumo

Essa pesquisa trata da relação entre o romance de formação (Bildungsroman) e a concepção de formação. A demanda contemporânea por um ideal formativo que valorize a imanência do objeto e sua criticidade como princípios educativos. Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho descritivo exploratório, com utilização da revisão bibliográfica de tipo integrativa. A abordagem que adotamos, baseia-se na análise crítica de diferentes fontes de literatura acadêmica. Como as obras literárias do gênero Bildungsroman, sob a perspectiva de Theodor W. Adorno e sua concepção de paisagem formativa, podem desempenhar um papel formativo na construção do sujeito? Nosso objetivo geral: Analisar a relação entre o gênero literário Bildungsroman e a concepção de paisagem formativa, destacando a expressividade da literatura como uma ferramenta formadora na construção do sujeito. Esperamos que a pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada da importância das obras literárias do gênero Bildungsroman na formação do sujeito. Ao explorar a relação entre esse gênero literário e a concepção de paisagem formativa de Adorno, esperamos evidenciar a potencialidade da literatura como uma ferramenta formativa que vai além da mera transmissão de conhecimentos. A análise crítica das obras literárias do Bildungsroman à luz das ideias de Adorno pode revelar a capacidade da literatura de promover o desenvolvimento crítico, ético, estético e social dos indivíduos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, livre e autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: ed 70, 1992.

_______________.Dialética negativa. Versão portuguesa. Trad. Marco Antonio Casanova; revisão técnica Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2009.

_______________. Teoria da semicultura. Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, a. XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Paz e Terra, 2024.

GOETHE. Joham Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Trad. NicolinoSimone Neto. São Paulo: Ensaio, 1994.

MAAS, Wilrna Patrícia MarzariDinardo. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SILVA, Alex Sander da et al. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010.

ZAMORA, José A. Th. W. Adorno: pensar contra barbárie. São Leopoldo, RS: Nova Harmonia, 2008.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

DA SILVA, A. S.; DO NASCIMENTO, L. A.; ORESTES CANARIM, G. BILDUNGSROMAN E PAISAGEM FORMATIVA: ADORNO E A EXPRESSIVIDADE DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE FORMADORA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FL01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32696. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32696. Acesso em: 23 nov. 2024.