PROFESSORAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
relações entre gênero, trabalho doméstico e docência
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38129Palabras clave:
Carreira docente, Estresse, Dinâmicas familiares, Saúde ocupacionalResumen
A pandemia da COVID-19 ocasionou uma adaptação inesperada a um novo contexto de vida, incluindo as atividades educacionais, para as quais escolas, professores e gestores tiveram que buscar novos meios para dar continuidade aos trabalhos de ensino. Diante disso, a atual pesquisa como objetivo analisar os aspectos do trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19 de um grupo de 36 docentes do sexo feminino de uma escola da rede privada de ensino do oeste potiguar. A pesquisa é classificada como mista, de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms. Os resultados indicaram que houve aumento da carga de trabalho durante a pandemia e a adaptação à modalidade remota foi considerada muito difícil. Também foram indicados sentimentos negativos como estresse, frustração e irritabilidade durante o período de trabalho remoto. Já acerca das relações entre trabalho e família, identificou-se uma fusão do espaço físico e temporal da dinâmica familiar com os afazeres laborais, ocasionando aumento do tempo extra dedicado ao trabalho, aumento da carga de trabalho doméstico e maior tempo de dedicação a atividades e cuidados com os filhos. Diante disso, sugere-se maior atenção à configuração do trabalho com estabelecimento de pausas, apoio psicossocial para evitar agravamento de problemas de saúde mental e o desenvolvimento de políticas que facilitem o acesso dos profissionais a recursos tecnológicos e outros meios que mitiguem os problemas do trabalho em contextos similares ao da pandemia de COVID-19.
Descargas
Citas
AL-ALAWI, A. I. et al. A study of the effects of work-family conflict, family-work conflict, and work-life balance on Saudi female teachers’ performance in the public education sector with job satisfaction as a moderator. Journal of International Women’s Studies, v. 22, n. 1, p. 486–503, 2021. Disponível em: https://vc.bridgew.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2395&context=jiws.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
ALLGOOD, M.; JENSEN, U. T.; STRITCH, J. M. Work-Family Conflict and Burnout Amid COVID-19: Exploring the Mitigating Effects of Instrumental Leadership and Social Belonging. Review of Public Personnel Administration, vol. 44, n. 01, p. 139-160, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0734371X221101308. Acesso em: 31 out. 2024.
ANDRADE, C.; LOUSÃ, E. P. Telework and work–family conflict during covid-19 lockdown in portugal: The influence of job-related factors. Administrative Sciences, v. 11, n. 3, s/p, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3387/11/3/103. Acesso em: 31 out. 2024.
BARRIGA MEDINA, H. R. et al. The influence of work–family conflict on burnout during the covid-19 pandemic: The effect of teleworking overload. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 19, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34639602/. Acesso em: 31 out. 2024.
BERNHARDT, J.; RECKSIEDLER, C.; LINBERG, A. Work from home and parenting: Examining the role of work‐family conflict and gender during the COVID‐19 pandemic. Journal of Social Issues, n. May, p. 1–36, 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9349714/. Acesso em: 31 out. 2024.
BRAGGER, J. D. et al. Work-family conflict, work-family culture, and organizational citizenship behavior among teachers. Journal of Business and Psychology, v. 20, n. 2, p. 303–324, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10869-005-8266-0. Acesso em: 31 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atendimento e fatores de risco. Brasília–DF, Publicado em 08/04/2021 19h01 Atualizado em 08/04/2021 19h06. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/atendimento-tratamento-e-fatores-de-risco Acesso em: 08 de março de 2023.
BURIĆ, I. et al. Work – family conflicts and teacher commitment during the COVID-19 pandemic : a moderated mediation analysis of emotional exhaustion and psychological capital of emotional exhaustion and psychological capital. Educational Psychology, v. 0, n. 0, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01443410.2022.2091750. Acesso em: 31 out. 2024.
BUCHWEITZ, M. Um olhar para o professor no processo de ensino e aprendizagem remoto. Olhar de professor, v. 24, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16185. Acesso em: 31 out. 2024.
CHAKRAVORTY, A.; SINGH, P. Burnout Among Primary Government School Teachers: The Mediating Role of Work– Family Conflict. Journal of Human Values, v. 27, n. 2, p. 126–140, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0971685820953989?journalCode=jhva. Acesso em: 31 out. 2024.
CINAMON, R. G.; RICH, Y. Reducing teachers’ work-family conflict: From theory to practice. Journal of Career Development, v. 32, n. 1, p. 91–103, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0894845305277044. Acesso em: 31 out. 2024.
CRUZ, L. M.; COELHO, L. A.; FERREIRA, L. G. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 992-1016, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 31 out. 2024.
DE LA CRUZ, Maíra Guimarães Araújo; DUTRA, Renata Queiroz. Atividades essenciais no contexto da pandemia da Covid-19 e a centralidade do trabalho digno. Política & Sociedade, v. 20, n. 48, p. 14-40, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/79437. Acesso em: 31 out. 2024.
FRANK, E. et al. Experiences of Work-Family Conflict and Mental Health Symptoms by Gender among Physician Parents during the COVID-19 Pandemic. JAMA Network Open, v. 4, n. 11, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34767022/. Acesso em: 31 out. 2024.
GHISLIERI, C. et al. Work-family conflict during the Covid-19 pandemic: teleworking of administrative and technical staff in healthcare. An Italian study. La Medicina del lavoro, v. 112, n. 3, p. 229–240, 2021. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8223941/. Acesso em: 31 out. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.
GREENHAUS, J. H.; BEUTELL, N. J. Sources of Conflict Between Work and Family Roles. Academy of Management Review, v. 10, n. 1, p. 76–88, 1985. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/258214. Acesso em: 31 out. 2024.
HONG, X.; LIU, Q.; ZHANG, M. Dual Stressors and Female Pre-school Teachers’ Job Satisfaction During the COVID-19: The Mediation of Work-Family Conflict. Frontiers in Psychology, v. 12, n. June, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.691498/full. Acesso em: 31 out. 2024.
IBRAHIM, R. Z. A. R. et al. The effects of work-family conflict on teachers’ job satisfaction: A study in the East Coast of Malaysia. International Journal of Innovation, Creativity and Change, v. 13, n. 3, p. 542–556, 2020. Disponível em: https://www.ijicc.net/images/vol_13/Iss_3/13376_Ibrahim_2020_E_R.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estatísticas Censo Escolar, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/professoras-sao-79-da-docencia-de-educacao-basica-no-brasil. Acesso em: 24 out. 2024.
KARAKOSE, T. et al. Exploring the Interrelationship between COVID-19 Phobia,
Work-Family Conflict, Family-Work Conflict, and Life Satisfaction among School Administrators for Advancing Sustainable Management. Sustainability, v. 13, n. 15 p. 1-19, 2021. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/gam/jsusta/v13y2021i15p8654-d607557.html. Acesso em: 31 out. 2024.
LI, Xiaoyu; CHEN, X.; GAO, D. Influence of Work-Family Conflict on Turnover Intention of Primary and Secondary School Teachers: Serial Mediating Role of Psychological Contract and Job Satisfaction. Frontiers in Psychiatry, vol. 23, p. 01-11, 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9086593/.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
LOBO, A. P. S. L. L. et. al. Narrativas sobre a docência no contexto da pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 06, n. 19, p. 1137-1154, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9251. Acesso em: 31 out. 2024.
LOSCALZO, Y. The Impact Of Workaholism And Work Engagement On Distant Learning And Work-Family Conflict During The Covid-19 Lockdown. Amfiteatru Economic, 2021. v. 23, n. 58, p. 752–769. Disponível em: https://www.amfiteatrueconomic.ro/temp/Article_3033.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
MOHAMMED, Z. et al. Job satisfaction while working from home during the COVID-19 pandemic: do subjective work autonomy, work autonomy, work-family conflict, and anxiety related to the pandemic matter? Cogent Psychology, v. 9, n. 1, p. 01-21, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23311908.2022.2087278. Acesso em: 31 out. 2024.
MONTAZER, S. et al. COVID-19 Onset, Parental Status, and Psychological Distress among Full-time Employed Heterosexual Adults in Dual-earning Relationships: The Explanatory Role of Work-family Conflict and Guilt. Society and Mental Health, vol. 12, n. 02, p. 119-136, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/21568693221096189?journalCode=smha. Acesso em: 31 out. 2024.
NEO, L. S.; TAN, J. Y. C.; CHEW, T. W. Y. The Influence of COVID-19 on Women’s Perceptions of Work-Family Conflict in Singapore. Social Sciences, v. 11, n. 2, 2022. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/gam/jscscx/v11y2022i2p73-d749404.html. Acesso em: 31 out. 2024.
PEREIRA, M.D. et. al. Saúde mental da professora e os efeitos da pandemia em sua docência na Educação Básica: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Educação: revista do Centro de Educação UFSM, v. 48, p. 1-31, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/70057. Acesso em: 31 out. 2024.
PU, J. et al. The effect of psychological capital between work–family conflict and job burnout in Chinese university teachers: Testing for mediation and moderation. Journal of Health Psychology, v. 22, n. 14, p. 1799–1807, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27030731/. Acesso em: 31 out. 2024.
REIMANN, M.; PETERS, E.; DIEWALD, M. COVID-19 and Work–Family Conflicts in Germany: Risks and Chances Across Gender and Parenthood. Frontiers in Sociology, v. 6, n. January, p. 1–19, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35071402/. Acesso em: 31 out. 2024.
RÎGLEA, S.; RUS, C. L.; RAȚIU, L. The Mediating Role of Work-Family Conflict in the Relationship Between Technostress and Psychological Well-being in the COVID-19 Pandemic Context. Psihologia Resurselor Umane, v. 19, n. 2, p. 123–140, 2021. Disponível em: https://www.hrp-journal.com/index.php/pru/article/download/497/486/1744. Acesso em: 31 out. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Crise Estrutural, Conjuntura Nacional, Coronavirus E Educação – O Desmonte Da Educação Nacional. Rev. Exitus, v. 10, e020063, 2020 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100012&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 09 mar. 2023.
SANTOS, A.R. et. al. Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana. Plurais Revista Multidisciplinar, v.6, n.2, p. 218-239, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665. Acesso em: 31 out. 2024.
SOUZA, J.M.; DELL’AGLI, D. A. V.; COSTA, R.Q.F.; CAETANO, L.M. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho online. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.2, p. 142-159, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/59047. Acesso em: 31 out. 2024.
WIJAYATI, D. T.; KAUTSAR, A.; KARWANTO, K. Emotional intelligence, work family conflict, and job satisfaction on junior high school teacher’s performance. International Journal of Higher Education, v. 9, n. 1, p. 179–188, 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1237099.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
ZHOU, M. et al. The Effect of Work-Family Conflict on Occupational Well-Being Among Primary and Secondary School Teachers: The Mediating Role of Psychological Capital. Frontiers in Public Health, vol. 28, n. 09, p. 01-10, 2021. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8581260/pdf/fpubh-09-745118.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Tereza Morais Medeiros Dias, Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, André Duarte Lucena, Fabrícia Nascimento de Oliveira, André Luiz dos Santos Paiva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)