ESCUTA E ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL

A EXPERIÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS EM ATENDIMENTO NO PODE FALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38253

Palavras-chave:

Pode Falar, Escuta Ativa, Saúde Mental, Acolhimento, Universitários

Resumo

No canal "Pode Falar", a prática de ouvir (escutar) e oferecer apoio são fundamentais para a construção de entrosamento e promoção do bem-estar e da saúde por meio de serviços de atendimento online. Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de estudantes universitários no atendimento do canal "Pode Falar" e explorar a relação entre apoio, promoção da saúde mental e formação profissional. Trata-se de um estudo qualitativo envolvendo três participantes: dois graduandos do curso de Psicologia e um psicólogo mestrando em um Programa de Pós-Graduação. A análise dos relatos escritos fornecidos pelos atendentes foi realizada por meio do método de Análise Temática, que categorizou os achados em três categorias: 1) Experiência de Prestação de Serviços, 2) Capacitação: Promoção da Saúde por meio do Atendimento Humanizado Online e 3) Satisfação na Prestação de Serviços. A pesquisa concluiu que o canal "Pode Falar" é um recurso tecnológico que aproxima adolescentes e jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GISELE CRISTINA RESENDE, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ciências - Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. Docente na Faculdade de Psicologia da UFAM. 

LUCAS LUAN LOIOLA PIMENTEL, Universidade Federal do Amazonas

Graduando no curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

ALANA GABRIELE DE PAULA QUINTERO, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda no curso de Psicologia 

Referências

BARBATO, Silviane; ALVES, Priscila Pires; OLIVEIRA, Valéria Marques de. Narrativas e dialogia em estudos qualitativos sobre a produção de si. Revista Valore, [S. l.], v. 5, p. 22–36, 2020. DOI: 10.22408/reva50202039922-36. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/399. Acesso em: 4 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 18 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental — Ministério da Saúde. Saúde de A-Z. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-mental. Acesso em: 3 nov. 2024.

BRUM, Amanda; BARBATO, Silviane. Psicossocial: concepções e práticas contemporâneas. In: OLIVEIRA, S. B. de; BARBATO, S. B. Reflexividade em narrativas de uma jovem em seus percursos pelas ruas da cidade. Revista Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 3, 2022. DOI: 10.5902/2317175864250. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64250. Acesso em: 3 nov. 2024.

CORDEIRO, Mariana Prioli. Reflexões sobre usos da noção de compromisso social da ciência: o caso da Psicologia brasileira. Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social, v. 18, n. 3, p. 2086, 2018.

FASSAERT, T.; VAN DULMEN, S.; SCHELLEVIS, F.; BENSING, J. Active listening in medical consultations: Development of the Active Listening Observation Scale (ALOS-global). Patient Education and Counseling, v. 68, n. 3, p. 258-264, 2007.

FAVERO, E. T.; PINI, F. R. O.; SILVA, M. L. O. (Orgs.). ECA e a proteção integral de crianças e adolescentes. São Paulo: Cortez Editora, 2020.

FERREIRA, E. D. S.; LIMA, M. C. O. O sistema de justiça na relação com o SINASE: direito versus justiça. In: PESSOA, A. S. G.; COIMBRA, R. M. Fatores de risco no contexto de adolescentes envolvidos no tráfico de drogas. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 119-141, 2020. DOI: 10.12957/epp.2020.50793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/50793/33563. Acesso em: 20 jan. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2017.

OLIVEIRA, S. B. de; BARBATO, S. B. Reflexividade em narrativas de uma jovem em seus percursos pelas ruas da cidade. Revista Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 3, 2022. DOI: 10.5902/2317175864250. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/64250. Acesso em: 3 nov. 2024.

REDE PODE FALAR. Rede Pode Falar

ROCHA, P. K. et al. Cuidado e tecnologia: aproximações através do Modelo de Cuidado. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 113–116, jan. 2008.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

RESENDE, GISELE CRISTINA; PIMENTEL, LUCAS LUAN LOIOLA; QUINTERO, ALANA GABRIELE DE PAULA. ESCUTA E ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL: A EXPERIÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS EM ATENDIMENTO NO PODE FALAR . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM05, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38253. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38253. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.