O SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL NA UNIVERSIDADE

OUVINDO ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38106

Palavras-chave:

estudante universitário, interdisciplinaridade, saúde mental, COVID-19, pós-pandemia

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com estudantes universitários de uma universidade pública no primeiro ano da pandemia da COVID-19. Foi utilizado um questionário on-line contendo questões de identificação sociodemográfica, seguidas por uma escala do tipo Likert, abordando 4 dimensões da experiência dos estudantes: (1) pessoal/emocional; (2) interpessoal; (3) estudos/profissão; e (4) vida virtual. Participaram 206 estudantes de graduação, em sua maioria jovens, do gênero feminino, solteiros e com baixa renda familiar. Os dados revelaram inquietações, insegurança e ansiedade dos estudantes em relação ao presente, em contraste com confiança e esperança em relação ao futuro. Destaca-se a importância da rede de apoio representada por amigos e familiares como suporte emocional. As interações na vida virtual se mostraram importantes para a manutenção de laços afetivos e minimização dos efeitos do distanciamento social na pandemia, embora não sejam consideradas substitutas do contato presencial. Sentimentos de solidão foram frequentes, sugerindo efeitos subjetivos do isolamento compulsório, com possíveis repercussões para a saúde mental a longo prazo. O trabalho pretende contribuir com a reflexão acerca da saúde mental na vida universitária no período pós-pandêmico e com o planejamento de intervenções no espaço coletivo como condição de superação de seus impasses. Além disso, colabora com a discussão interdisciplinar que se impõe em tempos de crise, com repercussões para ações intersetoriais articuladas entre educação e saúde mental.

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Biografia do Autor

Heliane de Almeida Lins Leitão, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Psicologia pela University of Kent - Inglaterra (1995). Pós-doutora em Psicologia pela University of Kent - Inglaterra (2014). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas, atua como docente e pesquisadora no Instituto de Psicologia.

Susane Vasconcelos Zanotti, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio de Doutorado desenvolvido no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8. Atua como Professora Titular do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Orienta-se através do aporte psicanalítico em sua prática e pesquisa temas relacionados ao corpo e o sintoma principalmente.

Lucélia Maria Lima da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Psicóloga do serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Instituto de Psicologia da Ufal.

Kyssia Marcelle Calheiros Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Psicóloga no Serviço de Psicologia Aplicada  (SPA) da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

04-06-2025 — Atualizado em 07-06-2025

Versões

Como Citar

LEITÃO, Heliane de Almeida Lins; ZANOTTI, Susane Vasconcelos; GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva; SANTOS, Kyssia Marcelle Calheiros. O SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL NA UNIVERSIDADE: OUVINDO ESTUDANTES EM TEMPOS DE CRISE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM08, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38106. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38106. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

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