PROTAGONISMO DOCENTE E OS USOS DAS TDICS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
UM RECORTE TEÓRICO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID32633Palavras-chave:
protagonismo docente; ensino remoto; perspectiva bakhtinianaResumo
O protagonismo docente em contexto de ensino remoto foi caracterizado de modos variados, através dos usos da linguagem nas várias possibilidades de mediação, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Neste sentido, o presente artigo é um recorte teórico, o qual apresenta reflexões de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto.”. Nosso objetivo é discorrer sobre a importância do protagonismo docente no processo de ensino e aprendizagem, bem como os usos das TDICs em período pandêmico, e o protagonismo docente sob o viés da perspectiva bakthiniana. Esperamos com o desenvolvimento deste artigo poder contribuir com novas reflexões em torno do agir docente mediado pelas TDICs. Portanto, ressaltamos a dimensão significava que o protagonismo docente foi evidenciado em contexto de ensino remoto por meio das relações dialógicas do EU com o OUTRO.
Downloads
Referências
ALVES, Gláucia Peçanha. Plataforma google classroom em tempos de pandemia: O
protagonismo docente para uma melhor performance de seus discentes. Anais do CIET: EnPED: 2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). São Carlos. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1622. Acesso em 16 de set. 2021.
AOKI, Jane Maria Nóbrega. As tecnologias de informação e comunicação na formação continuada dos professores. EDUCERE, Revista da Educação, vol. 4, n.1, jan./jun., 2004. Disponível em: http://revistas.unipar.br/educere/article/viewFile/181/155 Acesso em: 20 de fev. 2023.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Brasília: MEC/SEB, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 de fev. 2023.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de fev. 2023.
BRASIL, Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343 20-mec.htm. Acesso em: 20 de fev. 2023.
DANN, Adriana da Veiga. Protagonismo docente: uma perspectiva sobre o protagonismo docente na educação infantil. (Especialização/MBA/MBE/Pós-MBA). Curso de pós graduação em educação infantil da Unidade Acadêmica de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7076?show=full. Acesso em: 20 de fev. 2023.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Rev.
LOGEION: Filosofia da informação, Rio de janeiro, v.5, mar/ago 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21. Acesso em: 20 de fev. 2023.
GUEDES, Douglas Souza; RANGEL, Tauã Lima Verdan. Ensino remoto e o ofício do
professor em tempos de pandemia. In: Ensino remoto e a pandemia de Covid-19. Elói Martins Senhoras (org.). Coleção Comunicação e Políticas Públicas, v.89. Boa Vista: ed. Iole. 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. Campinas/SP: ed. Papirus, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos e ALVES, Nilda. (Organizadores). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez. 2012.
MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da docência como trabalho: reflexões e pesquisas na/da linguística aplicada. In: MEDRADO, Betânia Passos; PEREZ, Mariana. (Organizadoras). Leituras do agir docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sócio discursiva. Campinas, São Paulo: Pontes Editores. 2011.
MEIRIEU, Philippe. A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: Informação e
protagonismo social. Henriette Ferreira Gomes e Hildenise Ferreira Novo (orgs). Salvador: EDUFBA, 2017.
ROCHA, Maria Félix Lopes da; VICENTE, José João Neves Barbosa. Sobre o ato de educar: um breve olhar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, Volume 22, N°01, Dez 2022, ISSN1984-3879. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406. Acesso em: 10 de mai. 2023.
SANTOS, Eliete Correia dos. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 418p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Linguística. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6432. Acesso em: 20 de fev. 2023.
SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
SOARES, Sávia Bona Vasconcelos. Coronavírus e a modernização conservadora da
educação. In: SOARES, S. B. V. et al. (org.). Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Editora Terra Sem Amos, 2020, 44 p. p. 5-14. Disponível em:
https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em: 20 de fev. 2023.
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva:
leituras do jornalismo político no ensino médio. Tese (Doutorado) - Doutorado em
Linguística. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2018. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13775. Acesso em: 20 de fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.