PROTAGONISMO DOCENTE E OS USOS DAS TDICS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

UM RECORTE TEÓRICO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID32633

Keywords:

teaching protagonism; remote teaching; bakhtinian perspective.

Abstract

O protagonismo docente em contexto de ensino remoto foi caracterizado de modos variados, através dos usos da linguagem nas várias possibilidades de mediação, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Neste sentido, o presente artigo é um recorte teórico, o qual apresenta reflexões de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Protagonismo docente como ato responsável: uma análise dialógica dos discursos de professores de linguagens em contexto de ensino remoto.”. Nosso objetivo é discorrer sobre a importância do protagonismo docente no processo de ensino e aprendizagem, bem como os usos das TDICs em período pandêmico, e o protagonismo docente sob o viés da perspectiva bakthiniana. Esperamos com o desenvolvimento deste artigo poder contribuir com novas reflexões em torno do agir docente mediado pelas TDICs. Portanto, ressaltamos a dimensão significava que o protagonismo docente foi evidenciado em contexto de ensino remoto por meio das relações dialógicas do EU com o OUTRO

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Eliete Correia dos Santos, UEPB e UFCG

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Published

24-09-2023

How to Cite

CORREIA DOS SANTOS, E. .; SANTOS LUIZ, J. PROTAGONISMO DOCENTE E OS USOS DAS TDICS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: UM RECORTE TEÓRICO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 136–150, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID32633. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32633. Acesso em: 16 may. 2024.

Issue

Section

Filosofia e linguagens