VYGOTSKY - SOBRE O PLURILINGUISMO NA IDADE INFANTIL (1928)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736

Palavras-chave:

Desenvolvimento psíquico e cognitivo, Plurilinguismo infantil, Influência da linguagem, Monoglotia de expressão

Resumo

Este artigo apresenta uma tradução, do espanhol para o português, do texto escrito em 1928 por Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), psicólogo russo e proponente da Psicologia histórico-cultural. Publicado pela primeira vez em 1935 no livro intitulado “Umstvennoie razvitie detei v protsesse obucenia [O desenvolvimento intelectual das crianças no processo educativo], em Moscou, pela editora Ucpedgiz”. Ao tecer reflexões a respeito do plurilinguismo na idade infantil, o pensador discute sua influência no desenvolvimento psíquico e linguístico das crianças. Destaca-se a importância da linguagem interna e externa no processo de resolução de problemas, evidenciando seu papel crucial no desenvolvimento cognitivo. O autor ressalta que o plurilinguismo não apenas afeta a pureza da língua materna, mas também influencia o desenvolvimento emocional e de caráter da criança. A interação entre diferentes sistemas linguísticos pode resultar em inibições associativas e conflitos que impactam a fluência e a expressão nas línguas dominadas pela criança. Epstein argumenta que a utilização passiva de várias línguas é menos prejudicial do que a mistura ativa, defendendo a monoglotia de expressão como ideal. Conclui-se que o plurilinguismo na infância é um tema complexo que requer investigações aprofundadas, levando em consideração a idade das crianças, a coexistência de idiomas e a influência pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

Ivo di Camargo Junior, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Letras Português Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Bacharelado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del - Rei (2022), Mestrado e Doutorado
em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2009 e 2018), Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB, 2021). Atualmente, é um dos líderes do Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo”, coordenador de cursos de especialização oferecidos pelo polo Editora Mentes Abertas em parceria com I.E.S. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFSP (2023) e Doutorando em Educação pela UFSCar. Tem experiência na área de Linguística e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialogismo, Mikhail Bakhtin, Cinema; Filosofia da Linguagem e Texto fílmico, Educação profissional e tecnológica e História da Educação.

Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2022). Licenciada em Letras Português pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG, 2021). Especialista em Tradução de Espanhol (UNESA, 2020) e em Ensino de Língua Espanhola (FAVENI, 2018). Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2016). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens". 

Referências

VYGOSTKY, L.S. “Sobre el plurilingüismo en la edad infantil”. In: VYGOSTKY, L.S. Obras escogidas, España: Visor, 2000, p. 341-348.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

22-08-2024 — Atualizado em 23-08-2024

Versões

Como Citar

SOUZA, F. M. de; DI CAMARGO JUNIOR, I.; DE SOUSA NÓBREGA AGUIAR PEREIRA, L. VYGOTSKY - SOBRE O PLURILINGUISMO NA IDADE INFANTIL (1928). Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. TR01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35736. Acesso em: 24 nov. 2024.