EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO NA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37956Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Educação InfantilResumo
Este trabalho se trata de um relato de experiência articulado por dois estudantes com apoio de um orientador, na construção e consolidação das atividades de regência em sala de aula. Sabe-se que o estágio na educação infantil é uma experiência prática fundamental para futuros educadores, proporcionando a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas em um ambiente real. Além disso, os estagiários aprendem a trabalhar em equipe com outros educadores e a comunicar-se efetivamente com as famílias. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais preparados, capacitando-os a lidar com os desafios da educação infantil e a fomentar o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ao relatarmos nossas experiências de estágio esperamos colaborar com a ampliação do estágio e dos impactos possíveis para uma formação docente voltada à prática que favoreça o não abandono da profissão após a formação inicial em pedagogia.
Downloads
Referências
BASILE, J. Adivinha, adivinha, o que tem na caixinha? 1ª ed., Poços de Caldas/MG: Ed. Leiturinha, 2024.
BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 1ª ed., São Paulo/SP: Ed. Paulinas, 1998.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.
CARLETO, E. A., SOUSA, I. C., SILVA, R. L. F. C., FERREIRA, S. A. M. – Sala de Recursos Multifuncionais: Inclusão ou exclusão escolar? Revista História e Diversidade, Vol. 2, nº1, 2013.
COSTA, D F.; MACIEL, S. M. da C.; MOURA, M. A. da S.; OLIVEIRA, M. F. da S.; SILVA, V. A.; WATHIER, J. C. A Importância Da Cantiga De Roda Como Instrumento De Aprendizagem Na Educação Infantil. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, nº 128, 2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/importancia- da-cantiga-de-roda-como-instrumento-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 10 set. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1999.
SANTANA, M. I; RUAS, M. A; QUEIROZ, P. H. B. O impacto do tempo de tela no crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Saúde em Foco, 14ªed., 2021, pp. 169-179.
SILVA, L. I. A importância do brincar na educação infantil. Monografia (graduação em Pedagogia – modalidade a distância). UFPB/CE. – João Pessoa: UFPB, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico: curso superior de licenciatura em pedagogia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Departamento de Educação, Caicó: EDUFRN, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cauê Almeida Galvão, Sâmia Lorena Oliveira Medeiros, João Paulo Silveira de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.