Olhares para a historiografia da educação a partir da análise das publicações da revista história da educação (2016-2019)
Palabras clave:
Periódicos Especializados., Historiografia da Educação, RHE.Resumen
Este artigo analisa publicações da Revista História da Educação (RHE), e partir disso, disseca as particularidades em suas temáticas veiculadas em artigos publicados de 2016 até 2019. Trata-se de uma pesquisa que utiliza pressupostos quantitativos e qualitativos, através de uma revisão bibliográfica, análise documental e da bibliometria. O trabalho fomenta a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. O artigo busca evidenciar a importância dos percursos Revista História da Educação e da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisa em História da Educação pela contribuição no desenvolvimento do campo científico e por representar o pioneirismo na divulgação do conhecimento científico da área. Pensando na metodologia, foi realizado uma classificação dos artigos, leitura de títulos, resumos e palavras-chaves, o que resultou em organização do amplo e complexo volume de informações, mesmo se diante da agilidade do trabalho em função do livre acesso aos acervos digitais das revistas científicas. Os resultados apontaram que a RHE se propõe buscar temáticas nacionais e internacionais, com grande enfoque na temática sobre Ideias Educativas, Sistemas de Pensamentos, Intelectuais e Educação. A partir desse estudo, realizamos uma análise sobre o Corpo Editorial e algumas capas do periódico.
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