Formação docente para as Habilitações Básicas: tecnicismo e emergencialidade

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID32808

Palavras-chave:

Formação docente, Habilitação Básica, Ensino profissionalizante, Lei nº 5.692/1971, Tecnicismo

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo discutir a formação de professores para as Habilitações Básicas, criadas em 1975. É uma pesquisa no campo da História da Educação, cuja fonte foi a legislação criada para a implementação da Lei nº 5.692/1971. Os documentos nos levaram a constatar a influência da pedagogia tecnicista e a endossar os estudos que apontaram o caráter “especial” e “emergencial” dos cursos de formação docente para o ensino profissionalizante. Evidenciamos ainda a urgência de mão de obra para o mercado influenciou nas ações com fins de solucionar a carência de professores qualificados para lecionar no 2º grau.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (IFRN).. Diretoria Acadêmica (IFRN/Mossoró).

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Capa de livro direcionado à formação de professores para as habilitações básicas

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Publicado

17-09-2023 — Atualizado em 17-09-2023

Como Citar

Souza, F. das C. S. (2023). Formação docente para as Habilitações Básicas: tecnicismo e emergencialidade. History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e32808. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID32808

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