Convergências entre competência científica e competências infocomunicacionais

integrando abordagens de enfrentamento à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38209

Palavras-chave:

competência científica, competências infocomunicacionais, desinformação

Resumo

Explora a convergência entre a Competência Científica (CoCient) e as Competências Infocomunicacionais (InfoCom) como recursos no combate à desinformação. A CoCient, frequentemente discutida nos contextos de Alfabetização e Literacia Científica, capacita os indivíduos a questionar a realidade, bem como a analisar criticamente informações e construir conhecimento. Em um cenário em que a desinformação muitas vezes distorce o contexto científico, o desenvolvimento de uma postura crítica, fundamentada na ciência desde cedo, surge como um antídoto para esses fenômenos. Por outro lado, as InfoCom oferecem uma abordagem complementar ao promover o empoderamento dos sujeitos frente à complexidade do ambiente informacional atual. Ambas as competências compartilham a necessidade de uma abordagem crítica e colaborativa, destacando-se a intersecção entre elas no que se refere à avaliação criteriosa de informações e à comunicação. A integração dessas competências revela-se como um recurso para preparar indivíduos aptos a navegar pela vasta quantidade de informações disponíveis e enfrentar a desinformação. A pesquisa é bibliográfica, de natureza básica, abordagem qualitativa e exploratória.  O intuito foi identificar e analisar a presença e inter-relação entre CoCient e InfoCom a partir da literatura existente.  Os resultados alcançados sugerem que a articulação entre CoCient e InfoCom deve ser investigada de forma mais aprofundada, uma vez que estudos específicos sobre essa interface ainda são escassos. A conjunção entre essas competências pode fortalecer a capacidade crítica dos sujeitos e, consequentemente, contribuir para uma maior clareza e precisão no uso da informação, de forma que a sociedade seja melhor preparada para lidar com o fenômeno desinformativo.

Downloads

Biografia do Autor

Lucas George Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2024). Mestrando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPGMusPa da UFRGS. Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2021). Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Acadêmico de Arquivologia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Ana Cristina Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formada em Administração de Empresas pela PUCRS (1986).  Bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa em Competências Infocomunicacionais (Infocom).

Renata Farias Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN - UFRGS). Possui formação profissional de nível técnico em Biblioteconomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil (IFRS- Campus Porto Alegre, 2017). Ainda no IFRS, foi bolsista de iniciação científica no Projeto de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game II. É bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2023); integra o Grupo de Pesquisa em Competências Infocomunicacionais (InfoCom). 

Referências

BLANCO-LÓPEZ, Ángel; ESPAÑA RAMOS, Enrique.; RODRÍGUEZ MORA, Francisco. Contexto y enseñanza de la competencia científica. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, n. 70, p. 9-18, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3805842. Acesso em: 12 jul. 2024.

BORGES, Jussara, BRANDÃO, Gleise da Silva, BARROS, Susane Santos (org). Educação para a Informação: Como promover competências infocomunicacionais. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/05/eBook_Educacao-informacao.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.

BORGES, Jussara. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 1, p. 123-140, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289/19699. Acesso em: 12 jul. 2024.

BORGES, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador. Salvador: EdUFBA, 2013. Epub. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12637. Acesso em: 17 jul. 2024.

BRANDÃO, Gleise da Silva; SANTOS, Jaires Oliveira; BORGES, Jussara. Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais. Informação e Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p.670-696, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38563. Acesso em: 12 jul. 2024.

CAÑAL, Pedro. ¿Cómo evaluar la competencia científica? Investigación en la Escuela, Sevilha, ES, n. 78, p. 5-17, 2012. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/97290/Como%20evaluar%20la%20competencia%20cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 out. 2024.

DE-JUANAS OLIVA, Angel; MARTÍN DEL POZO, Rosa; GONZÁLEZ-BALLESTEROS, Mairena. Competencias docentes para desarrollar la competencia científica en educación primaria. Bordón: Revista de Pedagogía, v. 68, n. 2, p. 103-120, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5422162. Acesso em: 7 jul. 2024.

DEMO, Pedro. Ambivalências da Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 2, p. 37- 42, maio/ago. 2000. DOI: 1018225/ci.inf.29i2.885. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/885. Acesso em: 19 jul. 2024.

HELLER, Bruna; JACOBI, Greison; BORGES, Jussara. Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 49, n. 2, p. 189-204, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5196. Acesso em: 5 jul. 2024.

MARQUES, Juliana Ferreira; ALVES, Edvaldo Carvalho. Entre regimes de informação e desinformação: modos de produção informacional na contemporaneidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 29, p. e-51478, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/DTNCGf6sWJtTQdXc4sbgxmM/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.

MELLO, Felipe C. O. de; SCHNEIDER, Marco. Desinformação Digital em Rede e Competência Crítica em Informação. The International Review of Information Ethics, Edmonton, Canada, v. 30, n. 1, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.29173/irie408. Disponível em: https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/408 . Acesso em: 31 jan. 2025.

PERROTTI, Edmir; PIERRUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, Marilda Lopes Ginez de; FUJINO, Asa; NORONHA, Daisy Pires (org.). Informação e Contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-98. Disponível em: https://colabori.eca.usp.br/documentos/Infoeducacao.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

PINHEIRO, Marta Macedo Kerr; BRITO, Vladimir de Paula. Em busca do significado da desinformação. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, dez. 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37741939/DataGramaZero_-_Revista_de_Ciencia_da_Informacao_-_Artigo_04.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.

ROSETTO, Marcia. Competência científica: uma vertente transversal da competência em informação e midiática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1106/572. Acesso em: 7 jul. 2024.

SANTINI, Rose Marie; BARROS, Carlos Eduardo. Negacionismo climático e desinformação online: uma revisão de escopo. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 1-27, maio 2022. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5948. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5948. Acesso em: 7 jul. 2024.

Downloads

Publicado

14-03-2025

Como Citar

WENDT, L. G.; COSTA, A. C.; MACHADO, R. F. Convergências entre competência científica e competências infocomunicacionais: integrando abordagens de enfrentamento à desinformação. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38209, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38209. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38209. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação