Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
experiências das Instituições Federais de Ensino Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2023v6n37ID31818Palavras-chave:
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, Instituições Federais de Ensino Superior, Políticas Públicas, Administração PúblicaResumo
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal surgiu como resultado de um esforço do Estado Brasileiro na realização de mudanças voltadas à modernização das instituições públicas federais, por meio do incentivo ao desenvolvimento e aproveitamento das competências do seu quadro de servidores. Entretanto, em se tratando das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), vários são os desafios para a efetiva implementação da política, em virtude da complexidade que abrange os ambientes organizacionais das IFES. Portanto, este estudo objetiva analisar os desafios de implementação da PNDP nas IFES brasileiras com base em pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito das IFES, no período de 2013 a 2023. Foi utilizada a perspectiva de lentes de análise de Yanow (1990), que busca identificar os fatores intervenientes na implementação de uma política pública por meio de quatro lentes: relações humanas, estrutural, política e sistêmica. Dessa forma, foram analisados os resultados de 11 estudos que evidenciaram desafios diversos para o alcance das finalidades da PNDP nos ambientes dessas instituições, dentre eles, destacaram-se os desafios de ordem estrutural e de relações humanas. Os resultados apontam que a implementação efetiva da PNDP nas IFES brasileiras demanda uma atuação direcionada do órgão central e do próprio quadro de gestores e servidores das instituições, considerando as suas especificidades no sentido de sugerir e adotar metodologias compatíveis com o seu ambiente organizacional.
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Referências
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