Tecendo redes participativas a partir de uma pesquisa-ação com povos indígenas e quilombolas no Ceará
Relato de experiência do processo de investigação social
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2024v7n39ID33168Mots-clés :
Povos Indígenas e Quilombolas, Metodologia da Pesquisa Sociológica, Pesquisa-ação participante, Produção de sentidosRésumé
As dinâmicas metodológicas empregadas pelas Ciências Sociais trazem consigo especificidades próprias, e o contexto da Sociologia, dispõe de múltiplas possibilidades de atuação e de realização de investigações sociais. Contudo, a matriz eurocêntrica ainda segue sendo disseminada predominante nos cursos de graduação e pós-graduação da área, bem como em seus referenciais teóricos. Deste modo, o presente trabalho visa realizar um relato de experiência acerca das principais contribuições da utilização das metodologias de pesquisa-ação participante, bem como retratar o contexto da condução da pesquisa “Detecção de agravos e fatores de proteção em saúde mental de populações indígenas e quilombolas do Ceará”. Para tanto, utiliza-se uma descrição das fases da condução da pesquisa e seus respectivos desdobramentos em correlação ao diálogo teórico sobre os caminhos metodológicos percorridos. A partir das reflexões realizadas, pode-se constatar que a pesquisa-ação participante propicia um aprimoramento do método sociológico, permitindo assim alcançar formas inovadoras de se fazer pesquisa. Conclui-se que, essas abordagens ampliam o horizonte de perspectivas da Sociologia ao se (re)pensar uma nova práxis para a realização de investigações sociais.
Téléchargements
Références
BECKER, Howard Saul. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora HUCITEC, 1993.
BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas. 30ª ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. El Oficio de Sociólogo: Presupuestos epistemológicos. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 11ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org..). Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias & Letras, 2021.
CAMACHO, Thimotheo. Florestan Fernandes e as ciências sociais no Brasil. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 5, n. 8, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/832. Acesso em: 2 jun. 2023.
CANO, Ignacio. Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil. Sociologias, v. 14, p. 94-119, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/QC6rphm93gZgXmt6FSqWJys/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mai. 2023.
DURKHEIM, Émile. As Regras do método sociológico. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
FALS BORDA, Orlando. Investigación participante. Bogotá: Tercer Mundo, 1979.
FALS BORDA, Orlando. Acción y conocimiento: la investigación-acción en las ciencias sociales. Bogotá: CINEP, 1991.
FERNANDES, Florestan. Em busca de uma sociologia crítica e militante. In: FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil: Contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. Cap. 8. p. 140-212.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Pesquisa-ação e pesquisa participante. In: HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. Cap. 11. p. 109-167.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
MORETTI, Cheron Zanini. Paulo Freire e as palavras geradoras de mundos e de pronúncia de novas realidades. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 163-164, maio/ago. 2010. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4288/2/FPF_PTPF_01_0937.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.
MOURA JUNIOR, James Ferreira. Saúde mental indígena e quilombola: pesquisa detecção de agravos e fatores de proteção em saúde mental de populações indígenas e quilombolas do Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2022. Disponível em: https://coronavirus.ceara.gov.br/project/relatorio-de-pesquisa-saude-mental-indigena-e-quilombola/.Acesso em: 1 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 70ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
PARANHOS, Ranulfo et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, v. 18, p. 384-411, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/WtDMmCV3jQB8mT6tmpnzkKc/. Acesso em: 22 mai. 2023.
PAVEZI, Ingrid Berns. Ampliando as possibilidades metodológicas de pesquisa: possíveis contribuições de “DECOLONIZING METHODOLOGIES” para o contexto brasileiro de produção do conhecimento. Sociologias Plurais, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/sclplr/article/viewFile/64756/37683. Acesso em: 22 mai. 2023.
RAMOS, Alberto Guerreiro. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.
SIQUEIRA, Paula; FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada. Cadernos de Campo, v. 13, n. 13, p. 155-161, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263. Acesso em: 23 mai. 2023.
VIEIRA, Glicia; QUADROS, Ruy. A relação sujeito-objeto na pesquisa qualitativa. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 7, n. 4, p. 759-774, 2015. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/AT/article/view/4975. Acesso em: 01 jun. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Prof. Dr. James Moura Junior, Prof. Esp. Antonio Carlos Silva 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.