VYGOTSKY - SOBRE O PLURILINGUISMO NA IDADE INFANTIL (1928)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736Palavras-chave:
Desenvolvimento psíquico e cognitivo, Plurilinguismo infantil, Influência da linguagem, Monoglotia de expressãoResumo
Este artigo apresenta uma tradução, do espanhol para o português, do texto escrito em 1928 por Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), psicólogo russo e proponente da Psicologia histórico-cultural. Publicado pela primeira vez em 1935 no livro intitulado “Umstvennoie razvitie detei v protsesse obucenia [O desenvolvimento intelectual das crianças no processo educativo], em Moscou, pela editora Ucpedgiz”. Ao tecer reflexões a respeito do plurilinguismo na idade infantil, o pensador discute sua influência no desenvolvimento psíquico e linguístico das crianças. Destaca-se a importância da linguagem interna e externa no processo de resolução de problemas, evidenciando seu papel crucial no desenvolvimento cognitivo. O autor ressalta que o plurilinguismo não apenas afeta a pureza da língua materna, mas também influencia o desenvolvimento emocional e de caráter da criança. A interação entre diferentes sistemas linguísticos pode resultar em inibições associativas e conflitos que impactam a fluência e a expressão nas línguas dominadas pela criança. Epstein argumenta que a utilização passiva de várias línguas é menos prejudicial do que a mistura ativa, defendendo a monoglotia de expressão como ideal. Conclui-se que o plurilinguismo na infância é um tema complexo que requer investigações aprofundadas, levando em consideração a idade das crianças, a coexistência de idiomas e a influência pedagógica.
Downloads
Referências
VYGOSTKY, L.S. “Sobre el plurilingüismo en la edad infantil”. In: VYGOSTKY, L.S. Obras escogidas, España: Visor, 2000, p. 341-348.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 23-08-2024 (2)
- 22-08-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Marques de Souza; Ivo di Camargo Junior, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.