TRAJETÓRIAS DE MENINAS NA FUNASE

SUAS EMOÇÕES, A MEDIDA DE INTERNAÇÃO, A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39268

Palavras-chave:

educação socioemocional, medida socioeducativa, FUNASE

Resumo

Este trabalho visa preencher a lacuna referente ao estudo das emoções de meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Funase. E tem como objetivo compreender as emoções das meninas na  trajetória da medida socioeducativa de internação, considerando a educação socioemocional. Como metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando o paradigma da transdisciplinaridade e utilizando a observação participante, questionário biossociodemográfico, exibição do filme Divertida Mente, roda de conversa, diário das emoções e entrevistas com dez participantes. Os dados foram analisados aplicando-se a análise de conteúdo de Minayo. Os resultados mostraram que as meninas em situação de cumprimento de medida socioeducativa de internação reconhecem e expressam suas emoções em sua trajetória de vida e durante a trajetória institucional.Como contribuição, percebemos que as meninas em situação de cumprimento de medida de internação na Funase estão preparadas para conhecer a educação socioemocional e, desenvolverem o cuidado/autocuidado, a autoconsciência,  boa convivência, dialogicidade e amorosidade.

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Publicado

05-08-2025 — Atualizado em 05-08-2025

Versões

Como Citar

FARIAS MELO, Bruno Cézar; NUNES, Érica Gonçalves; FERREIRA, Hugo Monteiro. TRAJETÓRIAS DE MENINAS NA FUNASE: SUAS EMOÇÕES, A MEDIDA DE INTERNAÇÃO, A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM14, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39268. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/39268. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

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