TRAJETÓRIAS DE MENINAS NA FUNASE
SUAS EMOÇÕES, A MEDIDA DE INTERNAÇÃO, A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39268Palavras-chave:
educação socioemocional, medida socioeducativa, FUNASEResumo
Este trabalho visa preencher a lacuna referente ao estudo das emoções de meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Funase. E tem como objetivo compreender as emoções das meninas na trajetória da medida socioeducativa de internação, considerando a educação socioemocional. Como metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa, adotando o paradigma da transdisciplinaridade e utilizando a observação participante, questionário biossociodemográfico, exibição do filme Divertida Mente, roda de conversa, diário das emoções e entrevistas com dez participantes. Os dados foram analisados aplicando-se a análise de conteúdo de Minayo. Os resultados mostraram que as meninas em situação de cumprimento de medida socioeducativa de internação reconhecem e expressam suas emoções em sua trajetória de vida e durante a trajetória institucional.Como contribuição, percebemos que as meninas em situação de cumprimento de medida de internação na Funase estão preparadas para conhecer a educação socioemocional e, desenvolverem o cuidado/autocuidado, a autoconsciência, boa convivência, dialogicidade e amorosidade.
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