ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40986

Palavras-chave:

ensino, assitência à saúde, prisões

Resumo

A assistência à saúde de pessoas privadas de liberdade requer formação profissional específica e contínua, a fim de se adquirir e aperfeiçoar competências para atuação em contextos de populações vulnerabilizadas. O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa da literatura concernente a estratégias educacionais aplicadas ao ensino da assistência à saúde de pessoas privadas de liberdade. Para tanto, foram aplicados os descritores “education”, “prisons” e “health care” às bases de dados Scopus, Science Direct, NCBI (via PubMed) e Google Scholar, sem restrição temporal, a fim de responder a pergunta de pesquisa “Quais as estratégias educacionais aplicadas ao ensino da assistência à saúde voltada a pessoas privadas de liberdade no contexto do ensino na saúde?”. Constatou-se escassez de estudos sobre o tema, tanto durante a revisão integrativa quanto durante o levantamento bibliográfico não sistematizado para constituição do referencial teórico e discussão dos resultados. A revisão integrativa selecionou 6 artigos, todos publicados a partir do século XXI. Estes abrangeram graduação, pós-graduação e educação permanente para formação profissional e educação em saúde para pessoas privadas de liberdade. O fortalecimento de pesquisas sobre o tema no contexto do ensino na saúde é urgente e fundamental, a fim de fomentar implantação curricular e desenvolvimento de políticas públicas que apóiem a remodelagem dos processos de formação profissional e de trabalho no serviço de saúde. 

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

BRILHANTE DE MEDEIROS, Diego Henrique; MARIZ BATISTA, Almária. ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. AI02, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40986. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40986. Acesso em: 8 dez. 2025.

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