TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE

UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201

Palavras-chave:

desenvolvimento tecnológico, problemas sociais, filosofia da educação, desenvolvimento da personalidade

Resumo

Este artigo investiga a complexa relação entre cultura e civilização, destacando que o progresso material não segue uma trajetória linear e pode, na verdade, acarretar o risco de resvalar em formas de barbárie. O estudo analisa as origens e implicações desse conceito, enfatizando sua influência na formação da personalidade dentro de diferentes contextos sociais. Essa compreensão fundamenta o desenvolvimento de uma educação crítica e consciente, que considera as potencialidades e contradições do cenário histórico-social atual. Adicionalmente, o artigo apresenta abordagens para enfrentar o autoritarismo presente na sociedade contemporânea, incentivando uma reflexão crítica acerca da Ideologia da Racionalidade Tecnológica, bem como das intersecções entre ciência, tecnologia e cultura. Essa análise propõe uma conscientização ampla que busca estimular o pensamento independente e a resistência a formas de dominação, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Giacometti Rocha Berribili, UFSCar

Doutora em Educação na Linha Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2020. Completou estágio doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2019. Especialização em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2023. Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade na Linha Linguagem, Comunicação e Ciência pela UFSCar, 2015. Graduação em Letras-Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduada em Pedagogia. Pedagogia em andamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Integrante do Grupo de Teoria Crítica e Educação da UFSCar. Professora colaboradora pelo Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (PIDICT) no Curso de Especialização Edutec-SEaD/UFSCar.

Luiz Roberto Gomes, UFSCar

É pós-doutor em ciências da educação pela J. W. Goethe Universität em Frankfurt am Main (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE. Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e formação ético-política" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto de Pesquisa "O que significa educar hoje?" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior, na Educação Básica e em EAD; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre as seguintes temáticas: "teoria crítica, política e formação", "a reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva" e "Ensino Remoto em tempos de computação ubíqua" (Fapesp/ONU). (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ADORNO, T. W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

ADORNO, T. W.; FRENKEL-BRUNSWIK, E.; LEVINSON, D. J.; SANFORD, R. N. The Authoritarian Personality. Norton, Massachusetts: The Northon Library, 1950.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. (Versão Kindle)

CROCHÍK, J. L. A ideologia da racionalidade tecnológica e a personalidade narcisista. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999.

CROCHÍK, J. L. A personalidade narcisista na escola de Frankfurt e a ideologia da racionalidade tecnológica. Psicologia-USP, v. 1, n. 2, p. 141–154, 1990.

CROCHÍK, J. L. O Desencanto Sedutor: a Ideologia Da Racionalidade Tecnológica. Revista Inter Ação, v. 28, n. 1, 2007.

CROCHÍK, J. L. Personalidade autoritária e pesquisa empírica com a escala F: alguns estudos brasileiros. Impulso, v. 27, n. 69, p. 49–63, 2014.

CROCHÍK, J. L. Preconceito: relações com a ideologia e com a personalidade. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 22, n. 3, p. 309–319, 2005.

CROCHÍK, J. L. Tecnologia e individualismo: Um estudo de uma das relações contemporâneas entre ideologia e personalidade. Análise Psicológica, v. 18, n. 4, p. 529–543, 2000.

CROCHÍK, J. L. Ulisses e Narciso: o abandono de si mesmo e o abandono a si mesmo. Revista Olhar, v. 2, n. 4, p. 1–19, 2000.

HABERMAS, J. Técnica e Ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1968.

Downloads

Publicado

02-10-2025

Como Citar

BERRIBILI, Erika Giacometti Rocha; ROBERTO GOMES, Luiz. TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PERSONALIDADE: UMA REFLEXÃO CRÍTICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM15, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37201. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37201. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.