EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194Palavras-chave:
Educação patrimonial, Cultura caiçara, Turismo cultural, Território, Escola do Campo.Resumo
O artigo discute a educação patrimonial como prática pedagógica na educação básica, com foco nas comunidades caiçaras de Guaraqueçaba-PR. Considerando o patrimônio imaterial como recurso para valorizar saberes e fortalecer identidades locais, o estudo explora o papel da cultura, da memória e do turismo cultural na formação crítica dos estudantes. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados apontam que a inserção do patrimônio cultural no currículo contribui para práticas educativas integradas ao território e à comunidade, ampliando os letramentos e o pertencimento. Conclui-se que a valorização da cultura local na escola rompe com modelos descontextualizados e fortalece o ensino como leitura de mundo.
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