Residência Pedagógica e Ludicidade
experiências em relato
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38933Palavras-chave:
Experiência, Residência Pedagógica, Aprendizagem, Educação Infantil, LudicidadeResumo
Esse trabalho apresenta um relato de experiências pedagógicas vivenciadas por uma residente do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Programa de Residência Pedagógica – PRP. A experiência foi vivenciada de forma presencial com a turma de Nível III da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil São José, localizada na cidade de Caicó–RN. O objetivo é apresentar as contribuições da prática da estudante em pesquisa na escola, bem como a aprendizagem dos alunos. Os conteúdos desenvolvidos em sala de aula estavam dentro no plano preestabelecido pela escola, e a metodologia sempre utilizando os campos de experiência da BNCC. Os resultados da experiência demonstraram que a metodologia por meio do recurso pedagógico auxilia na aprendizagem dos alunos de forma lúdica, possibilitando também ao professor perceber quais dificuldades os alunos apresentam, além de proporcionar e atrair a atenção das crianças para as atividades propostas pela pesquisa em sala de aula. Por fim, considera-se, neste trabalho, que a utilização desses recursos possibilitou aprendizagem tanto para as crianças como para a pesquisa envolvendo a prática e teoria como residente do PRP.
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