Filosofias africanas e seu ensino

da porteira de fora à porteira de dentro na prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35117

Palavras-chave:

filosofias africanas, filosofias afro-brasileiras, práticas educativas, descolonização

Resumo

Esse artigo tem por interesse discutir sobre as Filosofias Africanas e o seu ensino, problematizando como este debate tem sido relegado pela filosofia tradicional no Brasil. Pretende-se questionar, a partir de uma base reflexiva e crítica, a urgência de novas abordagens sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira. Para tanto, é feita uma discussão tendo como base as dimensões africanas e afro-brasileiras que sustentam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as filosofias africanas e suas continuidades no ensino brasileiro. A abordagem metodológica utiliza-se da dimensão bibliográfica articulada à prática educativa dos autores(as), para explicitar os desafios de relacionar prática social e debate acadêmico sobre o tema da porteira de fora à porteira de dentro. Considera-se que esta reflexão possa contribuir para o conhecimento de novas bases epistemológicas sobre as filosofias africanas e diaspóricas como contribuição na descolonização do pensamento social brasileiro.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

LIMA, I. C.; COSTA E SILVA, G. .; ROCHA, C. de S. Filosofias africanas e seu ensino: da porteira de fora à porteira de dentro na prática educativa. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. FIA14, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35117. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais