Um colaborador à consolidação do movimento de Natal

o papel socioeducativo de Dom Antônio Soares Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30646

Palavras-chave:

História da Educação. Movimento de Natal. Dom Antônio Soares Costa. Ensino de Filosofia.

Resumo

Esse artigo busca analisar as aproximações socioeducativas do Movimento de Natal - da fundação à consolidação com uma insitutição de ensino criada com objetivos semelhantes em sua gênese. Propõe o resgate de vestígios que permitam reescrever no desenvolvimento dessa prática educativa o posicionamento estrátegico de um colaborador até a pouco esquecido, o Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, removido da Arquidiocese do Rio Grande do Norte (1993) para a Diocese de Caruaru, em Pernambuco, onde materializou uma pedagogia politizadora, que defendemos ser transportada da educação de base e das suas vivências socioeducativas em Natal-RN. Segundo educadores do campo da História da Educação, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971), WANDERLEY (1984) e PAIVA (2014), a Igreja Católica no Brasil ocupou um papel importatíssimo no desenvolvimento educacional, sendo pioneira no conjunto das realizações pastorais e sociais. Na Arquidiocese de Natal essas iniciativas acabaram reverberando na consubstanciação de aspectos educacionais que foram materializados extensivamente na criação do Instituto de Teologia e Filosofia de Caruaru – ITEC. Os contornos metodológicos advindos das práticas pedagógicas das bases e o compromisso político conscientizador voltado para os empobrecidos, acabaram promovendo nesse espaço educativo uma constante necessidade de análise revisão da realidade, tendo como desdobramento hermenêutico a Filosofia por meio do seu Ensino, também pioneiro no agreste de Pernambuco.

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Biografia do Autor

Roberto Ribeiro da Silva, UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGed - ( 2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN- PPGed - (2019). Possui pós graduação em Ética e Filosofia Política pela Unyleya (2017). Licenciatura em Filosofia pela FAFIC - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - PB (2015). Lecionou no ITEC - Instituto de Teologia de Caruaru (2007 - 2008) e na FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2013-2015). Como liderança religiosa atuou na região do sertão de Itaparica como Educador Popular Foi diretor financeiro da FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2015-2018). Tem interesse nas áreas de Fundamentos da Educação, História da Educação, Ensino da Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Social e Política e História da Filosofia.

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Publicado

06-02-2023

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, R. . Um colaborador à consolidação do movimento de Natal: o papel socioeducativo de Dom Antônio Soares Costa. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 160–174, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30646. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30646. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos (interdisciplinar)