Um colaborador à consolidação do movimento de Natal
o papel socioeducativo de Dom Antônio Soares Costa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30646Palavras-chave:
História da Educação. Movimento de Natal. Dom Antônio Soares Costa. Ensino de Filosofia.Resumo
Esse artigo busca analisar as aproximações socioeducativas do Movimento de Natal - da fundação à consolidação com uma insitutição de ensino criada com objetivos semelhantes em sua gênese. Propõe o resgate de vestígios que permitam reescrever no desenvolvimento dessa prática educativa o posicionamento estrátegico de um colaborador até a pouco esquecido, o Bispo Diocesano Dom Antônio Soares Costa, removido da Arquidiocese do Rio Grande do Norte (1993) para a Diocese de Caruaru, em Pernambuco, onde materializou uma pedagogia politizadora, que defendemos ser transportada da educação de base e das suas vivências socioeducativas em Natal-RN. Segundo educadores do campo da História da Educação, como FERRARI (1968), CAMARGO (1971), WANDERLEY (1984) e PAIVA (2014), a Igreja Católica no Brasil ocupou um papel importatíssimo no desenvolvimento educacional, sendo pioneira no conjunto das realizações pastorais e sociais. Na Arquidiocese de Natal essas iniciativas acabaram reverberando na consubstanciação de aspectos educacionais que foram materializados extensivamente na criação do Instituto de Teologia e Filosofia de Caruaru – ITEC. Os contornos metodológicos advindos das práticas pedagógicas das bases e o compromisso político conscientizador voltado para os empobrecidos, acabaram promovendo nesse espaço educativo uma constante necessidade de análise revisão da realidade, tendo como desdobramento hermenêutico a Filosofia por meio do seu Ensino, também pioneiro no agreste de Pernambuco.
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