HIPEREXPOSIÇÃO E ESPETÁCULO

A INTIMIDADE COMO MERCADORIA NAS REDES SOCIAIS

Authors

  • André Faustino FADISP
  • Adriano de Salles Oliveira Barcha Faculdade Anclivepa de Gestão e Humanologia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31104

Keywords:

Redes sociais, Sociedade do Espetáculo, Intimidade, Sistemas sociais

Abstract

A popularização do uso e acesso da internet e o desenvolvimento das aplicações de internet permitiram a criação de ferramentas que modificaram as formas de relacionamento humano, dentre elas se destacam as redes sociais. Nas redes sociais os indivíduos se sentem encorajados a exporem a sua vida, a sua intimidade com finalidade de atrair cada vez mais interesse nessa vida exposta. A intimidade se transforma em mercadoria e os indivíduos dentro dessas redes sociais se transformam em capital, um capital social. Todo esse tipo de relacionamento é traduzido em oportunidade de mercantilização da exposição ou espetacularização da vida privada, da intimidade. A noção de privado é mitigada, dando espaço para uma nova forma de obtenção de lucro, a vida privada se transforma em mercadoria, a vida em objeto de desejo, possibilitando, dentro das redes sociais, o consumo das vidas alheias como mercadorias expostas em uma vitrine, e os sistemas psíquicos, na incessante busca pela diminuição de complexidade social, enfrentam um dilema diante desse consumo e exposição de privacidade fomentados pelo sistema econômico.

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Published

13-07-2023

How to Cite

FAUSTINO, A.; OLIVEIRA BARCHA , A. de S. . HIPEREXPOSIÇÃO E ESPETÁCULO: A INTIMIDADE COMO MERCADORIA NAS REDES SOCIAIS. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 23–38, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31104. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31104. Acesso em: 24 nov. 2024.