DIGITAL LITERACIES AS SOCIAL PRACTICES IN COLLABORATIVE LEARNING
TELETANDEM AND MEANING-MAKING
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35536Palabras clave:
Digital literacies (DLs);, Teletandem;, Meaning-making.Resumen
Digital literacies (DLs) encompass sets of literacy practices that are continuously supported, interwoven and adapted through the use of digital devices for specific purposes. It occurs in sociocultural contexts with geographical and temporal limitations, as well as in those shaped by electronically mediated interactions. In view of this, this article aims, from a critical perspective, to discuss the influences of Digital Literacy and the use of Audiovisual Resources on the mediation and practice of Teletandem. Therefore, this study is a qualitative research with bibliographic procedures. To support our arguments, we base ourselves on: Almeida Filho (1993), Benedetti (2010), Souza (2015), Rammé (2014), Rojo (2010), Cope, Kalantzis e Pinheiro (2020), Silva (2022), Arroio and Giordan (2006), Lemke (2010), Buzato (2006, 2009), Kenski (2007), among others. As a result, it was found that audiovisual resources enable the full development of the interactants' LDs and the construction of meanings.
Descargas
Citas
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.
AZEVEDO, I. C. M.; GASQUE, K. C. G. D. Contribuições do letramento digital e informacional na emancipação humana. Available in: http://maristaonline.org.br/literacia/wp-content/uploads/2012/06/Contribuicoes-do-letramento-digital-e-informacional_Isabel-Azevedo-e-Kelley-Gasque.pdf. Acesso em: 15 abr. 2013.
BENEDETTI, A. M. Dos princípios de tandem ao teletandem. In: BENEDETTI, A. M.; CONSOLO, D.A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (Org.). Pesquisas em Ensino e Aprendizagem no Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Campinas: Pontes, 2010. V.1, p.21-46.
BYRAM, M. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.
COUTINHO, L. M. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006.
COPE, B; KALANTZIS, M; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2020.
BUZATO, M. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA, São Paulo, v.25, n.1, p.1-38, 2009.
BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão na Era da Linguagem Digital. IEL/UNICAMP, Mimeo, 2006.
DEMO, P. Olhar do educador e novas tecnologias. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.37, n.2, p.15-26, mai./ago. 2011.
GARCIA-DE-STEFANI, V. C. Formação continuada de professores de línguas estrangeiras mediada pelo cinema: contribuições da teoria da atividade. 2015. 284f. Tese (Doutorado em Linguística) - UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.
KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. N.Y.: Pergamon Press, 1982.
KOLLAS, F.; BOFF, E. T. O. Compreensões sobre a produção e uso de material didático audiovisual na formação docente. In: XIX JORNADA DE PESQUISA, n.19, 2014, Unijuí. Salão do conhecimento. Unijuí, 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/viewFile/3711/3098. Acesso em: 20 dez. 2015.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trad. Clara Dornelles (UNIPAMPA/RS). Trab. Ling. Aplic., Campinas, v.49, n.2, p.455-479, jul./dez. 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999. Coleção TRANS.
LINS, É. F. Letramento digital como prática social em uma escola de referência do agreste pernambucano: limitações e possibilidades. 2015. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação). 2015.
MARZARI, G. Q; LEFFA, V. J. O letramento digital no processo de formação de professores de línguas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v.2, n.2, p.1-18, 2013.
RAMMÉ, V. Tandem: guia para uma aprendizagem solidária. Curitiba: 2014. Disponível em: http://www.teletandembrasil.org/home.asp. Access in: 14 fev. 2015.
ROJO, R. H. R. Letramentos escolares: coletâneas de textos nos livros didáticos de língua portuguesa. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, p.433-465, jul./dez. 2010.
SAITO, F. S.; SOUZA, P. N. (Multi)letramento(s) digital(is): por uma revisão de literatura crítica. Linguagens e Diálogos, v.2, n.1, p.109-143, 2011.
SALOMÃO, A. C. B. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil. Dissertation theses (Doctoral studies in Linguistics Studies). São José do Rio Preto: UNESP, 2012.
SILVA, R. F. Ensino crítico do gênero multimodal meme nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva dos letramentos múltiplos. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
SOUZA, F. M. O cinema como mediador na (re)construção de crenças de professores de espanhol-língua estrangeira em formação inicial. 2014. 284f. Thesis Dissertation (Doctoral studies in Education : culture, organization and education) - USP, Faculty of Education of São Paulo University, São Paulo, 2014.
______ A sétima arte como artefato semiótico mediador das reflexões a respeito de como se aprende uma língua adicional. Revista Hispanista (Edited in Portuguese), Rio de Janeiro, v.16, n.63, p.1-12, 2015a.
______ Teletandem UEPB. Projeto de Extensão. Campina Grande: PROEX/UEPB, 2015b.
TELLES, J. A.; MAROTI, F. A. Teletandem: Crenças e respostas dos alunos. In: PINHO, S.Z.; SAGLIETTI, J.R.O.C. Núcleos de ensino da UNESP: Artigos dos projetos realizados em 2006. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008. p.1098-1124.
XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.) Alfabetização e letramento: conceitos e relações. 1. Ed. 1a. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.133-148.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.