COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO A DISTÂNCIA DE TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
UM ESTUDO DE CASO MULTIDIMENSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID38023Palavras-chave:
Educação a distância, Instituto Metrópole Digital., Curso TécnicoResumo
O presente artigo apresenta a partir de pesquisa quantitativa a compreensão dos estudantes sobre o Curso Técnico em Tecnologia da Informação oferecido pelo Instituto Metrópole Digital – IMD – Polo Caicó em relação a diversas dimensões da educação a distância, tais como encontros presenciais; mediação do professor; comunicação; satisfação com fóruns de discussão; navegação no moodle; motivação e aspectos gerais do curso. O estudo foi conduzido em etapas, começando com a elaboração do referencial teórico embasado nas proposições a respeito do histórico do surgimento e do acesso à educação à distância, seguido de pesquisa prática por meio de aplicação de um questionário estruturado com estudantes regulamente matriculados. A análise dos dados revelou uma compreensão positiva entre os estudantes em relação as dimensões analisadas. A satisfação geral com o curso é elevada, com uma forte tendência para recomendação, embora haja algumas preocupações sobre as oportunidades de desenvolvimento profissional. Esses resultados destacam pontos de sucesso e pontos com oportunidades de melhoria na experiência educacional que vem sendo ofertada pelo curso.
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