A CPIA DO CERES E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36080

Palavras-chave:

inclusão, CPIA do CERES, estudantes com necessidades específicas

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas no ensino superior é resultado de lutas e debates desencadeados durante muitas décadas e intensificados nos últimos anos do século XX. Seguindo esse escopo de discussão, o presente trabalho apresenta informações referentes a uma pesquisa caracterizada como pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, fundamentada em Brasil (1997), Brasil (2008), Chizzotti (2006), UFRN (2022), Freire (2019), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC/UFRN e foi norteada pelos seguintes objetivos: compreender o processo histórico de organização das políticas educacionais inclusivas no ensino superior; analisar como se configura a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade – CPIA do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, no contexto da Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e identificar as ações realizadas pela CPIA visando à inclusão de estudantes com necessidades específicas no âmbito do CERES, no ano de 2022. Para o alcance dos objetivos, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de documentos, sendo o principal deles o Relatório Anual CPIA do CERES, correspondente ao ano de 2022. Os resultados mostram que a CPIA do CERES vem desenvolvendo um papel importante no processo de inclusão de estudantes com necessidades específicas no referido centro, em observação à atual política de inclusão e acessibilidade da universidade. Destacamos o seu papel na promoção do diálogo entre professores e alunos, assim como na promoção de formação e troca de experiências para a construção de posturas e práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Isabela Ferreira Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia no CERES/UFRN. Atuou como bolsista PIBIC e como voluntária em projeto de extensão, realizando pesquisas e atividades relacionadas à área de educação especial e educação inclusiva.

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Publicado

10-05-2024 — Atualizado em 10-05-2024

Versões

Como Citar

BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA, F.; FERREIRA ALVES, I. . A CPIA DO CERES E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFRN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EES01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36080. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36080. Acesso em: 3 jul. 2024.