PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiências, Educação especial

Resumo

Este artigo discute o processo de inclusão de um aluno com deficiência múltipla no contexto escolar, ressaltando aspectos emocionais, educacionais e sociais envolvidos no processo. Fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva, o estudo de caso foca, numa abordagem qualitativa, o processo de inclusão escolar específico de um aluno de uma escola pública do município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, Brasil. Além das informações obtidas a partir da observação direta nesse estudo, a pesquisa contou com a colaboração de uma professora e também da mãe do aluno, que forneceram dados de experiências concretas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre do ano de 2023. Os dados forneceram subsídios para ressaltar aspectos importantes relacionados à inclusão do aluno com deficiência múltipla nos espaços e práticas sociais, bem como dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar, ressaltando a valorização dos aspectos educacionais, emocionais e sociais envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Adriana Azevedo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Stephanie Yasmin Nóbrega de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado

01-10-2024

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; AZEVEDO DA SILVA, A. .; YASMIN NÓBREGA DE SOUSA, S. . PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EES02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37033. Acesso em: 22 dez. 2024.