PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiências, Educação especial

Resumo

Este artigo discute o processo de inclusão de um aluno com deficiência múltipla no contexto escolar, ressaltando aspectos emocionais, educacionais e sociais envolvidos no processo. Fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva, o estudo de caso foca, numa abordagem qualitativa, o processo de inclusão escolar específico de um aluno de uma escola pública do município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, Brasil. Além das informações obtidas a partir da observação direta nesse estudo, a pesquisa contou com a colaboração de uma professora e também da mãe do aluno, que forneceram dados de experiências concretas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre do ano de 2023. Os dados forneceram subsídios para ressaltar aspectos importantes relacionados à inclusão do aluno com deficiência múltipla nos espaços e práticas sociais, bem como dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar, ressaltando a valorização dos aspectos educacionais, emocionais e sociais envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Adriana Azevedo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Stephanie Yasmin Nóbrega de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Referências

BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm Acesso em: 04 abr. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.

CARVALHO, Erenice Natália S. A educação especial: concepção de deficiência. Brasília, Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, 1996.

DA COSTA, Dennis Souza. TEIXEIRA, Ivana Siqueira. A Atuação de Forças Centrípetas e Centrífugas no Discurso Religioso Sobre a Pessoa com Deficiência: Reflexões a partir de Bakhtin e o Círculo. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v.19, n.2, abr./jun. 2024, p. 1-30.

DUTRA, Claudia Pereira. Entrevista. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 02 de abr. 2024.

FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza et al. Trilhas, caminhos e descaminhos: da diversidade à educação inclusiva. (Capítulo 1) Ações e Implicações para a (Ex) Inclusão, s.d., p. 1-14. Disponível em: Trabalho/trilhas-caminhos-e-descaminhos-da-diversidade-a-educacao-inclusiva.pdf Acesso em: 03 maio 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Deficiência Múltipla: Formação de professores e processos de ensino-aprendizagem. Cadernos de pesquisa v.45 n.155, jan./mar. 2015, p.12-29.

ROSSI, Fernanda Lima Cro. Práticas educacionais inclusivas: deficiência múltipla. Uberlândia, 2012.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A Educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.

SANTANA, Paulina dos Passos Jordão; SILVA, Sileide Mendes da. Deficiência Múltipla no Contexto Escolar. IV CINTEDI, Edição Digital, nov. 2021, p. 1-8.

SASSAKI, Romeu Kazumi. INCLUSÃO: o paradigma do século 21. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 07 abr. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

UZÊDA, Sheila de Quadros. Educação inclusiva. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. O método instrumental em psicologia. In: _____. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 93-101.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; AZEVEDO DA SILVA, A. .; YASMIN NÓBREGA DE SOUSA, S. . PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EES02, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID37033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37033. Acesso em: 21 nov. 2024.