ELEMENTOS DA COMPLEXIDADE NA PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO INTERIOR CEARENSE A PARTIR DA PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36851Palavras-chave:
complexidade, ensino remoto, ensino de língua portuguesaResumo
O paradigma da complexidade ou paradigma emergente, representa, contemporaneamente, uma tendência mundial, sobretudo na história das ciências, a tomar todo e qualquer conhecimento humano em seu caráter sistêmico e múltiplo, já que, a fragmentação do conhecimento nem sempre consegue contemplar aspectos importantes na análise de um fenômeno. Durante a pandemia do COVID-19, o mundo passou por um período de caos, sendo o ensino, em suas várias modalidades, um dos principais impactados por esse momento histórico. A partir da vivência docente no interior do Estado do Ceará, o presente artigo tem como objetivo investigar a presença de elementos do Paradigma Complexo no ensino de língua portuguesa, partindo do período emergencial remoto de 2020/2021, ponderando as perspectivas de professores de Português do Ensino Médio da 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Estado do Ceará (CREDE 17), interior Cearense, sobre sua prática docente. Para isso, dialoga-se com estudos do Paradigma da Complexidade (Morin, 2015), da Educação (Morin, 2011; 2021) e do Pensamento Sistêmico (Vasconcellos, 2002). O procedimento metodológico adotado é o estudo de caso. O corpus é formado por entrevistas com seis professores de municípios que compõem a CREDE 17. Como resultado, aponta-se, principalmente a partir do período pandêmico, que os professores colaboradores lançaram mão de diversos elementos da Complexidade em sua prática docente, a qual é encarada como um sistema de natureza múltipla, envolvendo a subjetividade dos sujeitos, além da assumpção de uma postura aberta, com ações recursivas, autônomas, estratégicas, contextualizadas, presumindo imprevisibilidades e desordens.
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