LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA
UMA ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE E USO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39581Palabras clave:
literatura infantil afro-brasileira, identidade e representatividadeResumen
Esta pesquisa investiga a presença e o uso da literatura infantil afro-brasileira nas escolas públicas de Caicó-RN, com foco em sua contribuição para a formação identitária das crianças. Assim, objetiva fazer um mapeamento das obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares e compreender como essas obras são apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando análise documental dos acervos de 12 escolas e entrevistas com 21 professores. Teoricamente, fundamenta-se em estudos que discutem a literatura infantil, especialmente a literatura infantil afro-brassileira, ressaltando sua importância para a construção de identidades e a promoção de uma educação antirracista. Os resultados revelam uma presença limitada e desigual de obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares, com concentração em poucas instituições. Além disso, as entrevistas apontam que a literatura afro-brasileira é trabalhada de forma pontual, principalmente durante o Dia da Consciência Negra, e que há pouca diversidade metodológica no uso dessas obras. A pesquisa conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que ampliem o acervo de obras infantis afro-brasileiras e de formação para os docentes, a fim de garantir a efetiva implementação da Lei 10.639/03.
Descargas
Citas
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei 10.6392003, 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003.
CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 3 ed. São Paulo: Paulus, 2009.
DUARTE, E. A. Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 31, 2008, p.11-23.
DEBUS, E. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo, Cortez, 2018.
EVARISTO, C. Questão de pele para além da pele. In: RUFFATO, Luiz. Questão de pele. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009, p. 19-38.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1988.
LIMA, H. P. Personagens Negros: Um Breve Perfil na Literatura Infanto-Juvenil. in: MUNANGA, Kabenguele. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 101-115.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARIOSA, G. S; REIS, M. G. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, Londrina, v. 8, dez. 2011, p.42-53.
MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 9-29.
MUNANGA, K. Apresentação. In: MUNANGA, K (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília, Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 15-20.
SOUZA, F. et al. Literatura afro-brasileira. Brasília, CEAO-UFBA, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Amanda Lorranny Almeida Rocha, Anny Sersia Nóbrega da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)