LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA

UMA ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE E USO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ-RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39581

Palabras clave:

literatura infantil afro-brasileira, identidade e representatividade

Resumen

Esta pesquisa investiga a presença e o uso da literatura infantil afro-brasileira nas escolas públicas de Caicó-RN, com foco em sua contribuição para a formação identitária das crianças. Assim, objetiva fazer um mapeamento das obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares e compreender como essas obras são apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando análise documental dos acervos de 12 escolas e entrevistas com 21 professores. Teoricamente, fundamenta-se em estudos que discutem a literatura infantil, especialmente a literatura infantil afro-brassileira, ressaltando sua importância  para a construção de identidades e a promoção de uma educação antirracista. Os resultados revelam uma presença limitada e desigual de obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares, com concentração em poucas instituições. Além disso, as entrevistas apontam que a literatura afro-brasileira é trabalhada de forma pontual, principalmente durante o Dia da Consciência Negra, e que há pouca diversidade metodológica no uso dessas obras. A pesquisa conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que ampliem o acervo de obras infantis afro-brasileiras e de formação para os docentes, a fim de garantir a efetiva implementação da Lei 10.639/03.

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Biografía del autor/a

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Amanda Lorranny Almeida Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Anny Sersia Nóbrega da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

08-06-2025

Cómo citar

NASCIMENTO, Ilderlândio Assis de Andrade; ROCHA, Amanda Lorranny Almeida; SILVA, Anny Sersia Nóbrega da. LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE E USO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ-RN. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI10, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39581. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/39581. Acesso em: 5 dic. 2025.

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