LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA
UMA ANÁLISE DA DISPONIBILIDADE E USO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39581Keywords:
literatura infantil afro-brasileira, identidade e representatividadeAbstract
Esta pesquisa investiga a presença e o uso da literatura infantil afro-brasileira nas escolas públicas de Caicó-RN, com foco em sua contribuição para a formação identitária das crianças. Assim, objetiva fazer um mapeamento das obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares e compreender como essas obras são apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando análise documental dos acervos de 12 escolas e entrevistas com 21 professores. Teoricamente, fundamenta-se em estudos que discutem a literatura infantil, especialmente a literatura infantil afro-brassileira, ressaltando sua importância para a construção de identidades e a promoção de uma educação antirracista. Os resultados revelam uma presença limitada e desigual de obras infantis afro-brasileiras nos acervos escolares, com concentração em poucas instituições. Além disso, as entrevistas apontam que a literatura afro-brasileira é trabalhada de forma pontual, principalmente durante o Dia da Consciência Negra, e que há pouca diversidade metodológica no uso dessas obras. A pesquisa conclui que há uma necessidade urgente de políticas públicas que ampliem o acervo de obras infantis afro-brasileiras e de formação para os docentes, a fim de garantir a efetiva implementação da Lei 10.639/03.
Downloads
References
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei 10.6392003, 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003.
CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 3 ed. São Paulo: Paulus, 2009.
DUARTE, E. A. Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 31, 2008, p.11-23.
DEBUS, E. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo, Cortez, 2018.
EVARISTO, C. Questão de pele para além da pele. In: RUFFATO, Luiz. Questão de pele. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009, p. 19-38.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1988.
LIMA, H. P. Personagens Negros: Um Breve Perfil na Literatura Infanto-Juvenil. in: MUNANGA, Kabenguele. (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 101-115.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARIOSA, G. S; REIS, M. G. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, Londrina, v. 8, dez. 2011, p.42-53.
MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 9-29.
MUNANGA, K. Apresentação. In: MUNANGA, K (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília, Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 15-20.
SOUZA, F. et al. Literatura afro-brasileira. Brasília, CEAO-UFBA, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Amanda Lorranny Almeida Rocha, Anny Sersia Nóbrega da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)