APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123

Palavras-chave:

Práxis, Educação Infantil, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente relato de experiência, apresenta o desenvolvimento e a aplicação do estágio obrigatório supervisionado realizado por dois estudantes, auxiliados por um orientador, do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó – UFRN. A turma escolhida foi o nível três da creche do CMEI Maria Nilciene Mariz de Medeiros, localizado na cidade de São João do Sabugi/RN. Desse modo, entende-se o estágio na educação infantil como um exercício fundamental para a construção de um bom profissional/docente visto que assim, é possível proporcionar a real experiência do cotidiano escolar diante a base teórica aprendida na universidade. Portanto, vivenciar essa realidade contribui para uma formação mais enriquecedora, onde o objetivo é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica em situações reais de trabalho. Dessa forma, o intuito deste documento é contribuir e colaborar para o conhecimento acerca do estágio permitindo o acesso a informações que só são obtidas através da prática.

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Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Sou graduando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atualmente Bolsista de Pesquisa na base Ideia&Mímesis do Departamento de Filosofia da UFRN trabalhando com a temática A figura do oprimido no Brasil do século XX e suas estruturas de resistência artística. 

Ex-Bolsista de extensão no Projeto: Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias: Replicando Metodologias de Incubação em Iniciativas Socias e Solidárias na Região Metropolitana de Natal e no Seridó Potiguar, dentro dos projetos da Incubadora OASIS, coordenada pelo Professor Dr. Washington José de Souza do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Participante da Pesquisa Etnográfica: Culturas Populares da América Latina dentro do Observatório de Cultura e Política das Américas (OCUPA) sob orientação do Professor Dr. Sebastião Vargas do Departamento de História da mesma Universidade. Pesquisador Colaborador do Observatório de Cultura e Política das Américas (OCUPA-DEHIS/UFRN)

Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), participante do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão - GPCAI, Pós-graduanda em Educação Inclusiva pela Faculdade Caicoense Santa Terezinha - FCST, com interesse nas áreas de Inclusão e Educação Infantil.

Nicole Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com interesse em áreas relacionadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Atualmente, trabalhando como Orientadora Social na Secretaria de Educação do município de Ipueira-RN.

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Publicado

03-01-2025

Como Citar

GALVÃO, C. A.; MEDEIROS DE ARA´´UJO, L. C.; MARIA DE MEDEIROS, N. APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. RE01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38123. Acesso em: 30 jan. 2025.

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