APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123Palavras-chave:
Práxis, Educação Infantil, Estágio SupervisionadoResumo
O presente relato de experiência, apresenta o desenvolvimento e a aplicação do estágio obrigatório supervisionado realizado por dois estudantes, auxiliados por um orientador, do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó – UFRN. A turma escolhida foi o nível três da creche do CMEI Maria Nilciene Mariz de Medeiros, localizado na cidade de São João do Sabugi/RN. Desse modo, entende-se o estágio na educação infantil como um exercício fundamental para a construção de um bom profissional/docente visto que assim, é possível proporcionar a real experiência do cotidiano escolar diante a base teórica aprendida na universidade. Portanto, vivenciar essa realidade contribui para uma formação mais enriquecedora, onde o objetivo é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica em situações reais de trabalho. Dessa forma, o intuito deste documento é contribuir e colaborar para o conhecimento acerca do estágio permitindo o acesso a informações que só são obtidas através da prática.
Downloads
Referências
BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. tradução Cristina Maria de Oliveira. Artmed, 1999.
BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 1ª ed., São Paulo/SP: Ed. Paulinas, 1998.
BENINCÁ, Elli. Práxis e investigação pedagógica. In: MÜHL, Eldon Henrique; SARTORI, Jerônimo; ESQUINSANI, Valcir Antonio (Org.). Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011, p. 45-67
BRASIL.LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. dez. 1996.
BRASIL. LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, DF. set. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013
DATNER, Yvette. Jogos para educação Empresarial. Jogos, jogos dramáticos, roleplaying, jogos de empresa. 2. ed. São Paulo: Agora, 2006.
MORAIS, L. L. et al. Centro Municipal de Ensino Infantil Maria Nilciene Mariz de Medeiros. Projeto Político Pedagógico. São João do Sabugi: CMEI, 2023.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GARMS, Gilza Maria Zauhy; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes . ROTINA OU
ROTINIZAÇÃO: O QUE PREVALECE NA PRÁTICA DAS PROFESSORAS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL?. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia.
Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre
Formação de Educadores, 2014. p. 6138-6150.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.