Conhecimentos Geográficos e Práticas Educacionais no Ensino Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais no Seridó Potiguar

uma análise exploratória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38941

Palavras-chave:

Conhecimento geográfico, Ensino de Geografia, Práticas Educacionais

Resumo

Através dos estudos e conhecimentos geográficos, as crianças desenvolvem sua percepção de mundo, o pensar crítico, as habilidades para a observação dos acontecimentos ao seu redor, a consciência ambiental e o respeito pelas diversidades. Diante disso, o presente artigo busca analisar os processos metodológicos usados durante as aulas de Geografia no Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Seridó Potiguar. Foi realizada uma pesquisa com seis professores, sendo três do ensino infantil e três atuantes nos anos iniciais, da rede pública e privada, a fim de compreender quais práticas pedagógicas e também conteúdos geográficos estão presentes em suas aulas e como suas abordagens impactam no ensino e no aprendizado do aluno. Compreendeu-se com essa investigação a importância fundamental de saber os conhecimentos teóricos necessários para uma efetiva prática educacional no campo da geografia.

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Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (UniBF). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). É bacharel em História - América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED-UERJ). É fundador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY). Membro Associado Colaborador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Tem experiências nas áreas de História da América Latina, Estudos Interdisciplinares, Guerra às Drogas, Estudos Antiproibicionistas, Racismo Institucional, Seletividade Penal, Formação de Professores, Educação Latino-Americana, História da Guiné-Bissau. Tem interesse por temas relacionados à História da América Latina, Colonialidade/Decolonialidade, Colonialismo, Movimentos de resistência do século XX, Movimentos Sociais Contemporâneos,Investigação Ação-Participativa (IAP), Punitivismo, Educação não-escolar, Educação popular, Cultura RAP e Produção audiovisual autônoma, Conexões entre Brasil e África. Autor do Livro DECIVILIZA-TE: propostas para um(a) educador(a) abyalense.

Fernando de Assis Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com interesse nas áreas de alfabetização infantil e relações étnico-raciais no contexto educacional. Atualmente desenvolvendo estudos no Laboratório de educação, novas tecnologias e Estudos étnico-raciais (LENTE - CERES/UFRN).

Rayra Kelly Araújo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com interesse em áreas relacionadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Gestão Escolar. Atualmente, bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID - CERES/UFRN).

Referências

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Publicado

22-05-2025

Como Citar

GALVÃO, Cauê Almeida; DE ASSIS SILVA, Fernando; KELLY ARAÚJO DOS SANTOS, Rayra. Conhecimentos Geográficos e Práticas Educacionais no Ensino Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais no Seridó Potiguar: uma análise exploratória. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI07, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38941. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38941. Acesso em: 5 dez. 2025.

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