Conhecimentos Geográficos e Práticas Educacionais no Ensino Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais no Seridó Potiguar
uma análise exploratória
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38941Palavras-chave:
Conhecimento geográfico, Ensino de Geografia, Práticas EducacionaisResumo
Através dos estudos e conhecimentos geográficos, as crianças desenvolvem sua percepção de mundo, o pensar crítico, as habilidades para a observação dos acontecimentos ao seu redor, a consciência ambiental e o respeito pelas diversidades. Diante disso, o presente artigo busca analisar os processos metodológicos usados durante as aulas de Geografia no Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Seridó Potiguar. Foi realizada uma pesquisa com seis professores, sendo três do ensino infantil e três atuantes nos anos iniciais, da rede pública e privada, a fim de compreender quais práticas pedagógicas e também conteúdos geográficos estão presentes em suas aulas e como suas abordagens impactam no ensino e no aprendizado do aluno. Compreendeu-se com essa investigação a importância fundamental de saber os conhecimentos teóricos necessários para uma efetiva prática educacional no campo da geografia.
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