v. 21 n. 1 (2021): Saberes: Inclusão e diversidade no ensino superior

					Visualizar v. 21 n. 1 (2021): Saberes: Inclusão e diversidade no ensino superior

A temática deste Dossiê surgiu da atuação das organizadoras na Comissão Permanente de Inclusão (CPIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) que ratificou o que já era de conhecimento: urge que pesquisemos e publiquemos mais sobre a inclusão e diversidade no ensino superior. Isso se deve, decerto, por ser um fenômeno recente, já que o aumento das matrículas dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ensino superior vem aumentando nos últimos dez anos.

Por isso, esse dossiê divulga textos originais oriundos de pesquisas e relatos de experiências que versam acerca das políticas institucionais, práticas pedagógicas e formação docente com vistas à inclusão de estudantes com necessidades específicas e o respeito à diversidade com foco no ensino superior.

Publicado: 28-01-2023

Edição completa

Capa -  Apresentação

Editorial

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior

  • FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO O PAPEL DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO SERIDÓ-RN

    Katia Regina Lopes Costa Freire, Ana Clara de Medeiros Dantas, Daniele Pereira Brandão
    07-20
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30417
  • ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO DO TIPO CRIATIVA UM RELATO DE TRIAGEM NO ENSINO SUPERIOR

    Tatiana Nakano, Júlia Reis Negreiros, Isabella, Giovanna Julia Fusaro, Lais Rovina Batagin
    21-37
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30992
  • A DIVЕRSIDАDЕ Е А INCLUSÃO NO ЕNSINO SUPЕRIOR UM ЕSTUDO SOBRЕ O POSICIONАMЕNTO DЕ MЕRCАDO DЕ IЕS PRIVАDАS А PАRTIR DА PЕRCЕPÇÃO DOS GЕSTORЕS ЕDUCАCIONАIS

    Maurício Barros
    38-63
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30509
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO NOTAS SOBRE PRÁTICAS CONSTRUÍDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Susana Couto Pimentel, Theresinha Miranda
    64-84
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30831
  • NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE NOVOS CAMINHOS

    Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Kátia Regina Lopes Costa Freire
    85-102
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30238
  • A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR DE SERRA TALHADA - PE

    Maria Eduarda Alves da Silva, Ellen Polliana Ramos Souza Pereira, Larissa de Pinho Cavalcanti, Alisson Danilo Silvestre de Souza
    103-127
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30972
  • A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Ronny Diogenes Menezes, Fabio Marques Souza
    128-144
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702
  • O USO DITADO CONTEXTUALIZADO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA

    SIDIRNEIDE SIMÕES MARTINS CARDOSO, Luciano Sérgio Ventin Bomfim
    145-168
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30527
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

    Elisangela Gomes, Andressa Florcena
    169-189
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30988
  • A EXPRESSÃO CRIATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DURANTE O ENSINO REMOTO

    Francileide Batista de Almeida Vieira, Bábara Gomes Medeiros Bezerra
    190-2014
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID31369