A FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL
AS ARTES SURDAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30702Palavras-chave:
Surdez, Literatura, Surdidade, HumanizaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as artes surdas como uma ferramenta de reflexão que pode conduzir, estudantes dos cursos de formação de professores, ao ato responsável e humanizado. Isso se torna necessário, pois a educação bilíngue de surdos deve ser implantada conforme a mais recente atualização da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com séculos de uma infraestrutura de segregação social e educacional, é fundamental adotar meios para aproximar os futuros professores das pessoas surdas e seu horizonte social. Para isso, adotamos a concepção de diálogo, ato responsável e alteridade de Bakhtin (2010; 2019) e de literatura descrita por Candido (2011), que a vê como força humanizadora que atua na formação do homem, também na concepção de letramento literário de Cosson (2011) e no ensino das Escritas Surdas de Menezes e Souza (2019). A partir disso, apresentamos um dos muitos caminhos procedimentais que podem ser adotados no ensino das artes poderemos perceber as potencialidades do uso das artes surdas na formação de professores e como elas podem auxiliar na humanização de ouvintes e a realização de atos responsáveis.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da educação, Brasil, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 24 de fev. 2024.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Trad. Grillo, S; Américo, E. V. São Paulo: Editora 34, 2019.
CANDIDO, A. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
COSSON, R.; SOUZA, R. J. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP- SP, 2011.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 66ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.
KLEIN, M., & SANTOS, A. N. Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?. Reflexão E Ação, 23(3), 9-29, 2015. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6147
MENEZES, R. D. As escritas Surdas como artefatos culturais mediadores de reflexões a respeito das crenças sobre a surdez. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
MENEZES, R. D.; SOUZA, F. M. Orientações metodológicas para o ensino das Escritas Surdas. 1. ed. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.
MENEZES, R. D. LIBRAS: uma reflexão a respeito do histórico de uso do termo. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 125-144, 2019.
http://dx.doi.org/10.5965/1984317815022019125
MENEZES, R. D; SOUZA, F. M. Escritas Surdas na Escola: Novos horizontes literários. Mentes Abertas, São Paulo, 2019.
NIETZSCHE, F. W. O Anticristo. Tradução de Carlos Duarte e Anna Duarte. São Paulo: Martin Claret, 2012.
ONOFRE, E. G. A noção de conflito, estrangeiro e confiança face o sujeito com deficiência: o caso do surdo. Revista Inclusiones. V.4, pp. 66-78, 2017.
PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2011.
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Pp. 7-31.
SOBRAL, A. O conceito de ato ético de Bakhtin e a responsabilidade moral do sujeito. BIOЄTHIKOS, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 121-126, 2009.
SOBRAL, A. Filosofia primeira de Bakhtin: roteiros de leitura comentada. Mercado de Letras, Campinas, 2019.
SOBRAL, A. Ato/atividade evento. In: BRAITH, B. org. Bakhtin conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA, A. G. BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, 160 p. Revista Polyphonía, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 365–377, 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38188. Acesso em: 8 fev. 2022.
SKLIAR, C. A localização política da educação bilíngue para Surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Atualidade da educação bilíngue vol.2: interfaces entre pedagogia e linguística. Porto Alegre: Mediação, 2017.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A Formação do Professor de Línguas
de uma Perspectiva Sociocultural. Signum. Estudos da Linguagem, v. 15, p. 457-480, 2012.
Downloads
Publicado
Versões
- 07-02-2023 (3)
- 07-02-2023 (2)
- 28-01-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.