From cultural to creative tourism: urban and social perspectives from Oaxaca, México

Autores

  • Daniel Barrera-Fernández Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, México
  • Marco Hernández-Escampa Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, México

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n0ID12600

Palavras-chave:

Turismo. Cidade Histórica e Turística. Patrimônio. Classe Criativa. Diversidade Cultural.

Resumo

Nos últimos anos os turistas culturais tornaram-se interessados em atividades relacionadas com experiências, interagindo com os produtores para ser parte das atividades cotidianas dos moradores, o que levou ao desenvolvimento do turismo criativo. Historicamente, a cidade de Oaxaca, no México, teve um ambiente multicultural e criativo, e desses novos visitantes vimos como a oferta local tem aumentado rapidamente seguindo esta tendência. A partir de uma perspectiva urbana, o objetivo da pesquisa é avaliar se as atividades criativas criaram um bairro criativo e se esta área é diferente da área turística cultural consolidada. Para isso, analisamos a distribuição das atividades relacionadas ao turismo cultural tradicional e novas atrações criativas, mostrando duas tendências: por um lado há uma densificação de atividades na área turística pré-consolidado, mas por outro lado há uma extensão da área turística graças ao interesse crescente destes turistas na busca de autenticidade e do alternativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Barrera-Fernández, Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, México

Professor e Pesquisador da Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, Oaxaca, México

Marco Hernández-Escampa, Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, México

Professor e Pesquisador da Faculdade de Arquitetura da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca – UABJO, Oaxaca, México

Referências

Bell, D. & Jayne, M. (2004). City of quarters. Urban villages in the contemporary city. Aldershot: Ashgate.

Cameron, S. & Coaffee, J. (2005). Art, gentrification and regeneration: from artist as pioneer to public arts. European Journal of Housing Policy, 5(1), 39-58.

Chapple, K., Jackson, S., & Martin, A. J. (2010). Concentrating creativity: the planning of formal and informal arts districts. City, Culture and Society, 1, 225-234.

Cohendet, P., Grandadam, D., & Simon, L. (2011). Rethinking urban creativity: Lessons from Barcelona and Montreal. City, Culture and Society, 2, 151-158.

Comunian, R. (2011). Rethinking the creative city: The role of complexity, networks and interactions in the urban creative economy. Urban Studies, 48(6), 1157-1179.

De la Calle Vaquero, M. & García Hernández, M. (2010). Reflexiones sobre el turismo cultural. La aportación de la cultura en la conformación de flujos turísticos emisores en España y la Comunidad de Madrid. Anales de Geografía, 30(2), 31-58.

Department for Culture, Media and Sports. (2010). Creative industries economic estimates. Experimental statistics. Headline findings.

Florida, R. (2002). The rise of the creative class: And how it’s transforming work, leisure, community and everyday life. New York: Basic Books.

Hitters, E. & Richards, G. (2002). The creation and management of cultural clusters. Creativity and Innovation Management, 11(4), 234-247.

Indergaard, M. (2013). Beyond the bubbles: Creative New York in boom, bust and the long run. Cities, 33, 43-50.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía. (2015). Anuario estadístico y geográfico de Oaxaca. Mexico: Instituto Nacional de Estadística y Geografía.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía. (2016). Información por entidad. Retrieved from http://cuentame.inegi.org.mx/monografias/informacion/oax/poblacion/.

Jansen-Verbeke, M. & Lievois, E. (2001). Analysing heritage resources for urban tourism in European cities. In D.G. Pearce & R.W. Butler, Contemporary issues in tourism development. London and New York: Routledge.

Kim, Y. & Short, J.R. (2008). Cities and economies. Oxon and New York: Routledge.

Landry, C. (2008). The creative city. A toolkit for urban innovators. London and New York: Routledge.

Law, C.M. (1996). Urban tourism. Attracting visitors to large cities. London and New York: Mansell Publishing Limited.

Maitland, R. (2010). Everyday life as a creative experience in cities. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 4(3), 176-185.

Pratt, A.C. (2010). Creative cities: Tensions within and between social, cultural and economic development. A critical reading of the UK experience. City, Culture and Society, 1(1), 13-20.

Pratt, A.C. (2011). The cultural contradictions of the creative city. City, Culture and Society, 2, 123-130.

Richards, G. (Ed.). (2005). Cultural tourism in Europe. Association for Tourism and Leisure Education.

Richards, G. (2013). Creativity and tourism in the city. Current Issues in Tourism, 19(2), 119-144.

Richards, G. & Palmer, R. (2010). Eventful cities. Cultural management and urban revitalization. Elsevier.

Richards, G. & Wilson, J. (2007). Tourism development trajectories: From culture to creativity? In G. Richards & J. Wilson (Eds.), Tourism, creativity and development. London: Routledge.

Santagata, W., Russo, A.P., & Segre, G. (2007). Tourism quality labels: An incentive for the sustainable development of creative clusters as tourist attractions? In G. Richards & J. Wilson (Eds.), Tourism, creativity and development. London: Routledge.

Sasaki, M. (2010). Urban regeneration through cultural creativity and social inclusion: Rethinking creative city theory through a Japanese case study. Cities, 27, 53-59.

Scott, A. (2000). The cultural economy of cities. SAGE Publications.

Secretaría de Turismo. (2014). Agendas de competitividad de los destinos turísticos de México. Oaxaca. Oaxaca: Instituto Politécnico Nacional.

Secretaría de Turismo y Desarrollo Económico. (2016). Ciudad de Oaxaca. Retrieved from http://oaxaca.travel/.

Shore, B. (1996). Culture in mind: Cognition, culture, and the problem of meaning. Oxford University Press.

UNESCO (2013). The Hangzhou Declaration. Placing culture at the heart of sustainable development policies. Hangzhou, 17th May 2013.

Van der Borg, J. & Russo, A.P. (2005). The impacts of culture on the economic development of cities. Rotterdam: Erasmus University.

Visit Mexico. (2016). Oaxaca. Retrieved from http://www.visitmexico.com/es/oaxaca.

World Tourism Organization & European Commission. (2005). El turismo urbano y la cultura. La experiencia europea. Madrid: World Tourism Organization.

Zukin, S. (1996). The cultures of cities. Oxford: Blackwell Publishing.

Zukin, S. & Braslow, L. (2011). The life cycle of New York’s creative districts: Reflections on the unanticipated consequences of unplanned cultural zones. City, Culture and Society, 2, 131-140.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

BARRERA-FERNÁNDEZ, D.; HERNÁNDEZ-ESCAMPA, M. From cultural to creative tourism: urban and social perspectives from Oaxaca, México. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n0ID12600. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12600. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)