Turismo, patrimônio paleontológico e educação no Museu da Terra e da Vida, em Mafra, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n2ID8754Palavras-chave:
Patrimônio Paleontológico. Turismo. Educação. Preservação.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as relações que poderiam existir entre o Patrimônio Paleontológico, Turismo e Educação, tendo como objeto de estudo o Centro Paleontológico (CENPÁLEO), localizado na cidade de Mafra, Santa Catarina, Brasil. A metodologia da pesquisa teve caráter qualitativo e se constituiu em uma investigação exploratória em fontes bibliográficas, documentos do Centro de Pesquisas Paleontológicas (CENPALEO) e entrevistas com professores visitantes do Museu da Terra e da Vida. Para realizar essa análise, o trabalho primeiramente se dedicou a fazer uma pesquisa bibliográfica, com base na literatura nacional, dos temas em questão, relacionando o patrimônio paleontológico com o turismo e suas contribuições para a educação e a preservação. Posteriormente foi realizado levantamento das ações de preservação do patrimônio paleontológico de Mafra, SC, estabelecendo relações com o turismo, a educação e a preservação do patrimônio. Para conhecer a opinião dos professores a respeito da contribuição do museu para o ensino de ciências e preservação do patrimônio, foram aplicados questionários. A pesquisa demonstrou que patrimônio paleontológico organizado e exposto no Museu da Terra e da Vida promove o turismo e a educação.
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