Turismo, patrimônio paleontológico e educação no Museu da Terra e da Vida, em Mafra, Santa Catarina

Autores

  • Eliane Villa Lobos Strapasson Universidade Federal do Paraná
  • Miguel Bahl UFPR
  • Letícia Bartoszeck Nitsche UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n2ID8754

Palavras-chave:

Patrimônio Paleontológico. Turismo. Educação. Preservação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as relações que poderiam existir entre o Patrimônio Paleontológico, Turismo e Educação, tendo como objeto de estudo o Centro Paleontológico (CENPÁLEO), localizado na cidade de Mafra, Santa Catarina, Brasil. A metodologia da pesquisa teve caráter qualitativo e se constituiu em uma investigação exploratória em fontes bibliográficas, documentos do Centro de Pesquisas Paleontológicas (CENPALEO) e entrevistas com professores visitantes do Museu da Terra e da Vida. Para realizar essa análise, o trabalho primeiramente se dedicou a fazer uma pesquisa bibliográfica, com base na literatura nacional, dos temas em questão, relacionando o patrimônio paleontológico com o turismo e suas contribuições para a educação e a preservação. Posteriormente foi realizado levantamento das ações de preservação do patrimônio paleontológico de Mafra, SC, estabelecendo relações com o turismo, a educação e a preservação do patrimônio. Para conhecer a opinião dos professores a respeito da contribuição do museu para o ensino de ciências e preservação do patrimônio, foram aplicados questionários. A pesquisa demonstrou que patrimônio paleontológico organizado e exposto no Museu da Terra e da Vida promove o turismo e a educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Villa Lobos Strapasson, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado - Mafra, Santa Catarina; Especialista em Ecologia Aplicada pela Universidade do Contestado; Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Endereço eletrônico: eliane.cenpaleo@unc.br.

Miguel Bahl, UFPR

Bacharel em Turismo e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação - Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado na Universidade de Girona (Espanha). Professor Classe Titular da UFPR junto ao Curso de Graduação em Turismo e junto aos Programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia e no de Mestrado em Turismo. 

Letícia Bartoszeck Nitsche, UFPR

Bacharel em turismo, Mestre em Geografia, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFPR

Referências

Araújo, H. M. M. (2009). Museu e escola: educação formal e não-formal. (3 ed.). Brasília.

Associação de Desenvolvimento do Turismo Regional (ADTUR) (2012). Caminhos do Contestado. Ofício nº 28. 10.03.2012. Inclusão do Centro Paleontológico de Mafra no Roteiro Regional Caminhos do Contestado. Recuperado na Associação de Desenvolvimento do Turismo Regional – Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Bahl, M. (2004). Fatores ponderáveis no turismo: sociais, culturais e políticos. Curitiba: Protexto.

Bento, L. C. M. & Rodrigues, S. C. (2010). O geoturismo como instrumento em prol da divulgação, valorização e conservação do patrimônio natural abiótico – uma reflexão teórica. Turismo e paisagens características, 3(2), 55-65.

Carvalho, I. S. (2000). Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência.

Carvalho, I. S. & da Rosa, A. A. S. (2008). Turismo Paleontológico no Brasil: exemplos e discussão. Arquivos do Museu Nacional, 66(1), 271-283.

Cachão, M. & Silva, C. (2004). Introdução do Patrimônio Paleontológico Português: definições e critérios de Classificação. Genovas, 18(1), 13-19.

Cidades do Meu Brasil (2015). Cidades do meu Brasil. Recuperado em 20 de Setembro, 2015, de http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/SC/mafra.

Da-rosa, A. A. S. (2008). Patrimônio Paleontológico no Brasil: Relevância para o Desenvolvimento Sócio-Econômico. (3 ed.). Na Carvalho, I. S. & Da-rosa, A. A. S. Memórias e Notícias, 15-28. Coimbra: Nova Série.

Dencker, A. F. M. (1998). Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. (9 ed). São Paulo: Futura.

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. (2014). Museus e turismo: estratégias de cooperação. Brasília: 1.

Instituto Brasileiro de Museus. (2015) . Semana Nacional dos Museus. Recuperado em 15 de Setembro, 2015, de https://www.museus.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas/semana-nacional-de-museus.

Leite do Nascimento, M. A. L. do, Ruchkys, U. A. & Mantesso-Neto, V. (2008). Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo - trinômio Importante Para a Proteção do patrimônio geológico. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia.

Licardo, A. (2011). Turismo Paleontológico. Em Manzig, P. C. & Weinschutz, L. C. (1ed). Museus e fósseis da Região Sul do Brasil, 216-219. Marechal Cândido Randon: Germânia.

Lopes, L. A. M & Ribeiro, L. C. B. A. (2006). Semana do Dinossauro: Uma Forma Lúdica de Ensinar a importância do "Turismo Paleontológico. Anais do seminário de pesquisa em turismo do MERCOSUL, 4(1), 1-14.

Manzig, P. C. & Weinschutz, L. C. (2011). Museus e fósseis da Região Sul do Brasil. Marechal Cândido Randon: Germânia.

Ministério do Turismo (2006). Segmentação do Turismo: marcos conceituais. Brasília: Ministério do Turismo.

Moreira, J. C. (2010). Geoturismo: Uma Abordagem histórico conceitual. Turismo e Paisagens Características, 3(1), 5-10.

Passaro, E. M, Hessel, M. H. & Nogueira Neto, J. A. (2014). Principais Acervos de Paleontologia do Brasil. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ, 37(1), 48-59.

Prefeitura Municipal de Mafra, (1998). Ofício nº 31. 02.02.1998. Convite para integrar as ações do Programa Nacional de Municipalização - PNMT no município de Mafra. Recuperado no Departamento de Turismo, Prefeitura Municipal de Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Ribeiro, L. C. B. & Lima, J. D. (2011). O patrimônio Paleontológico Como elemento de Desenvolvimento Social, Econômico e cultural: Centro Paleontológico Price e Museu dos Dinossauros, Peirópolis, Uberaba (MG). Paleontologia: Cenários da Vida, 4(1), 765-774.

Rösler, O. (2000). Paleontologia de Mafra, SC. [Documento interno do CENPÁLEO].

Schwanke, C. (2004). Educação para a Paleontologia. Em Carvalho, IS (2 ed.), Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência.

Santos, E. F. & Rosa, A. A. S. (2001). Turismo Científico em Paleontologia nenhum município de Faxinal do Soturno - RS. Revista Ciência e Natura, 23(2), 103-126. Santa Maria.

Strapasson, E. V. L, Nitsche, L. B & Gomes, B. M. A. (2015). O patrimônio paleontológico como potencial turístico no município de Mafra, SC. Anais do XII Seminário Nacional Associação Nacional De Pesquisa E Pós-Graduação Em Turismo, 11(1). Recuperado de http://www.anptur.org.br/anptur/anais/v.11/sumario.html.

Universidade do Contestado (Unc). (2015). Museu da Terra e da Vida. Recuperado em 15 Setembro, 2015, de http://www.unc.br/cenpaleo2013/index.php/museu-da-terra-e-da-vida.

Vergara, S. C. (2008). Métodos de Pesquisa em Administração. (3 ed.). São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

STRAPASSON, E. V. L.; BAHL, M.; NITSCHE, L. B. Turismo, patrimônio paleontológico e educação no Museu da Terra e da Vida, em Mafra, Santa Catarina. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n2ID8754. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8754. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos