O Turismo do obscuro

Fatores cognitivos e afetivos que motivam o interesse em destinos fomentados por desastres naturais

Autores

  • Isabelle Fonsêca Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sergio Marques Junior Universidade Federal do Rio Gande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n1ID30620

Palavras-chave:

dark tourism, turismo de desastre, fatores cognitivos, fatores afetivos, desastre ambiental

Resumo

O Turismo de Desastre, um subsegmento do dark tourism, ocorre quando turistas visitam um lugar onde ocorreu alguma tragédia. O objetivo do presente estudo foi investigar as interrelações entre fatores cognitivos e afetivos positivos e negativos capazes de influenciar pessoas a visitarem lugares onde ocorreram desastres ambientais. Dessa forma, adaptou-se um modelo conceitual referente à fatores que influenciam a intenção de revisitar um destino dark, adequando-o para a realidade do turismo de desastre. A pesquisa se define como hipotético-dedutiva, descritivo-exploratória, e de análise quantitativa através da utilização dos softwares IBM SPSS e AMOS versão 23. Os resultados indicam que as dimensões derivadas do modelo conceitual base, juntamente com as adicionadas posteriormente a partir de revisão bibliográfica, são componentes expressivos dos Fatores Cognitivos e Afetivo Positivos e Negativos. A partir do modelo estrutural composto, percebeu-se que a Intenção de Visita a destinos de desastre é influenciada diretamente pela Afetividade Positiva e inversamente pela Afetividade Negativa e Fatores Cognitivos. Concluindo-se que questões emocionais induzem a intenção de visita destinos de desastre, enquanto questões racionais e emocionais negativas, a desestimulam.

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Biografia do Autor

Isabelle Fonsêca Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada, Mestre e Doutoranda em Turismo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sergio Marques Junior, Universidade Federal do Rio Gande do Norte

Graduado em Engenharia Agronômica - Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Agronomia - (USP); Doutor em Agronomia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente da graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e no programa de pós-graduação em Turismo (UFRN).

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

FONSÊCA XAVIER, Isabelle; MARQUES JUNIOR, Sergio. O Turismo do obscuro: Fatores cognitivos e afetivos que motivam o interesse em destinos fomentados por desastres naturais. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 713–735, 2025. DOI: 10.21680/2357-8211.2025v13n1ID30620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30620. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

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