A Possibilidade do Uso de Perfis de Instagram para Publicidade Turística

um estudo com influenciadores digitais da cidade de Londrina - PR

Autores

  • Renan Augusto Moraes Conceição Universidade de São Paulo - USP
  • Luan Henrique Cecon Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n3ID32126

Palavras-chave:

Londrina-PR, Redes sociais, Turismo, Publicidade turística

Resumo

O presente artigo buscou entender como os perfis de Instagram de influenciadores digitais contribuem para o consumo e divulgação dos atrativos turísticos da cidade de Londrina-PR. Para isso, primeiramente foi necessário identificar quais são os perfis com maior relevância e que compartilham fotos, informações e curiosidades sobre a cidade, além de analisar e caracterizar as postagens realizadas por esses perfis. O percurso metodológico é o de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, e uma Análise de Rede Social (ARS). Por fim, para mensurar os dados obtidos como os números de curtidas e comentários foi realizado um levantamento quantitativo, a fim de entender e organizar as variáveis encontradas. Os três perfis escolhidos para a análise possuem viés publicitário, principalmente por realizarem publicidade em suas postagens e apresentar alusões à cidade em seus nomes de usuário. Para se comprovar que os perfis escolhidos podem contribuir com o tema principal do trabalho, realizou-se um estudo mensal de seu engajamento através de suas publicações, onde os resultados demonstram que não é necessário um perfil com muitos seguidores para se obter um bom índice de engajamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Augusto Moraes Conceição, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, São Paulo/SP, Brasil.

Luan Henrique Cecon, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana

Bacharel em Turismo e Negócios pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Apucarana/PR, Brasil.

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

CONCEIÇÃO, R. A. M.; CECON, L. H. A Possibilidade do Uso de Perfis de Instagram para Publicidade Turística: um estudo com influenciadores digitais da cidade de Londrina - PR. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 400–426, 2024. DOI: 10.21680/2357-8211.2024v12n3ID32126. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32126. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos