Metodologia Híbrida de Preferência Declarada e Redes Bayesianas

o impacto de reservas frente às preferências dos clientes no setor hoteleiro

Autores

  • Marcelo Xavier Guterres Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA/São Paulo.
  • Sophie Aires Batista Universidade Federal do Pampa
  • Henrique Guilherme Montes Silva Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA/São Paulo.
  • Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira Universidade Federal de Góias
  • Cláudio Sonaglio Albano Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID32861

Palavras-chave:

Setor hoteleiro, Preferência declarada, Teoria do consumidor, Redes bayesianas.

Resumo

É crescente a preocupação das organizações em entender como os indivíduos realizam suas escolhas de consumo. Para alcançar informações assertivas da preferência dos clientes, este trabalho utilizou uma metodologia híbrida de Preferência Declarada (PD) e Redes Bayesianas (RB), obtendo um modelo capaz de quantificar a probabilidade de ocorrer reservas e não reservas de um hotel. Os resultados da PD apontaram as qualificações dos atributos frente as escolhas dos hóspedes. A partir do desenvolvimento de uma RB, foi possível mostrar o impacto da ocupação dos hotéis frente aos atributos: serviços, acomodação, localização e preço. A coleta de dados ocorreu em diversos hotéis de uma única cidade, sendo realizada em formulários disponibilizados na recepção de cada hotel. Os resultados mostraram que o atributo serviços é o mais importante para promover a ocupação dos hotéis. Em seguida, a acomodação e a localização. Em contrapartida, o atributo preço mostrou-se menos importante, indicando uma menor sensibilidade a nesse atributo. Os resultados encontrados neste estudo são importantes para apoiar a gestão hoteleira e contribui com uma nova abordagem metodológica na literatura do setor e áreas correlatas.

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Biografia do Autor

Marcelo Xavier Guterres, Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA/São Paulo.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1999), mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2002) e doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no curso de Engenharia Civil Aeronáutica e colaborador do INEP.

Sophie Aires Batista, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Campus Bagé.

Henrique Guilherme Montes Silva, Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA/São Paulo.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Cursando mestrado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira, Universidade Federal de Góias

Bacharel em Engenharia Mecânica Industrial pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com foco em planejamento aeroportuário; e, doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

XAVIER GUTERRES, M.; AIRES BATISTA, S.; MONTES SILVA, H. G.; CARVALHO GALVÃO DA SILVA PINTO BANDEIRA, M.; SONAGLIO ALBANO, C. Metodologia Híbrida de Preferência Declarada e Redes Bayesianas: o impacto de reservas frente às preferências dos clientes no setor hoteleiro. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 275–299, 2024. DOI: 10.21680/2357-8211.2024v12n2ID32861. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/32861. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos