Metodologia Híbrida de Preferência Declarada e Redes Bayesianas
o impacto de reservas frente às preferências dos clientes no setor hoteleiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID32861Palavras-chave:
Setor hoteleiro, Preferência declarada, Teoria do consumidor, Redes bayesianas.Resumo
É crescente a preocupação das organizações em entender como os indivíduos realizam suas escolhas de consumo. Para alcançar informações assertivas da preferência dos clientes, este trabalho utilizou uma metodologia híbrida de Preferência Declarada (PD) e Redes Bayesianas (RB), obtendo um modelo capaz de quantificar a probabilidade de ocorrer reservas e não reservas de um hotel. Os resultados da PD apontaram as qualificações dos atributos frente as escolhas dos hóspedes. A partir do desenvolvimento de uma RB, foi possível mostrar o impacto da ocupação dos hotéis frente aos atributos: serviços, acomodação, localização e preço. A coleta de dados ocorreu em diversos hotéis de uma única cidade, sendo realizada em formulários disponibilizados na recepção de cada hotel. Os resultados mostraram que o atributo serviços é o mais importante para promover a ocupação dos hotéis. Em seguida, a acomodação e a localização. Em contrapartida, o atributo preço mostrou-se menos importante, indicando uma menor sensibilidade a nesse atributo. Os resultados encontrados neste estudo são importantes para apoiar a gestão hoteleira e contribui com uma nova abordagem metodológica na literatura do setor e áreas correlatas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).