"Gente, fui em um restaurante incrível..."
Estudo da experiência hedônica do consumidor em restaurantes e a motivação para o boca a boca eletrônico positivo
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n1ID35942Palavras-chave:
Boca a boca eletrônico (eWOM), Experiência do consumidor, Restaurantes, HedonismoResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre a experiência do consumidor em restaurantes em momentos hedônicos e o comportamento de geração de boca a boca eletrônico positivo. Para atender a este propósito, avaliou-se a experiência do consumidor em visitas hedônicas a restaurantes; identificou-se o nível dos motivos que levam ao comportamento positivo; para posteriormente avaliar a correlação entre os dois. A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo, quantitativo, com procedimento survey. A coleta ocorreu com uma amostra não probabilística que compreendeu 242 respondentes, identificados nos meios digitais, por terem postado comentários positivos referente as suas idas à restaurantes em momentos hedônicos. Foi utilizado como base as escalas utilizadas por Jeong e Jang (2011), propostas para avaliar a experiência do consumidor e o boca a boca positivo para restaurantes. Os dados foram analisados por meio do uso de estatística descritiva e da análise de correlação de Pearson. Os resultados demonstraram que os atributos que envolvem o (eWOM) eletrônico positivo nos restaurantes são, de forma geral, ligados às experiências gastronômicas envolvendo em ordem de força de relação a comida, a atmosfera e de forma próxima, o serviço. Notou-se que isoladamente com forças de associação pequena, quando analisadas em conjunto, indicam força de associação moderada com o boca a boca eletrônico. Os gestores devem, a partir dos resultados, concentrarem forças para desenvolverem experiências positivas nas três dimensões, pois mais que isoladamente, a experiência geral tem potencial para gerar um impacto positivo, promovendo seus restaurantes.
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