"Gente, fui em um restaurante incrível..."

Estudo da experiência hedônica do consumidor em restaurantes e a motivação para o boca a boca eletrônico positivo

Autores

  • Bruna Pita Universidade do Vale do Itajai
  • Dr. Carlos Marcelo Ardigo Universidade do Vale do Itajai
  • Cassiano Rodycz Vitiuk Universidade do Vale do Itajai
  • Euzilene dos Santos Torres Universidade do Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n1ID35942

Palavras-chave:

Boca a boca eletrônico (eWOM), Experiência do consumidor, Restaurantes, Hedonismo

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a relação entre a experiência do consumidor em restaurantes em momentos hedônicos e o comportamento de geração de boca a boca eletrônico positivo. Para atender a este propósito, avaliou-se a experiência do consumidor em visitas hedônicas a restaurantes; identificou-se o nível dos motivos que levam ao comportamento positivo; para posteriormente avaliar a correlação entre os dois. A pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo, quantitativo, com procedimento survey. A coleta ocorreu com uma amostra não probabilística que compreendeu 242 respondentes, identificados nos meios digitais, por terem postado comentários positivos referente as suas idas à restaurantes em momentos hedônicos. Foi utilizado como base as escalas utilizadas por Jeong e Jang (2011), propostas para avaliar a experiência do consumidor e o boca a boca positivo para restaurantes. Os dados foram analisados por meio do uso de estatística descritiva e da análise de correlação de Pearson. Os resultados demonstraram que os atributos que envolvem o (eWOM) eletrônico positivo nos restaurantes são, de forma geral, ligados às experiências gastronômicas envolvendo em ordem de força de relação a comida, a atmosfera e de forma próxima, o serviço. Notou-se que isoladamente com forças de associação pequena, quando analisadas em conjunto, indicam força de associação moderada com o boca a boca eletrônico. Os gestores devem, a partir dos resultados, concentrarem forças para desenvolverem experiências positivas nas três dimensões, pois mais que isoladamente, a experiência geral tem potencial para gerar um impacto positivo, promovendo seus restaurantes.

 

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Biografia do Autor

Bruna Pita, Universidade do Vale do Itajai

Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Dr. Carlos Marcelo Ardigo, Universidade do Vale do Itajai

Carlos Marcelo Ardigó, Dr. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria (PPGTH), do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL) da UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina – Brasil.

Cassiano Rodycz Vitiuk, Universidade do Vale do Itajai

Mestrando em Administração na linha de pesquisa do comportamento do consumidor pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Especialista com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FAE Business School (2010), Graduado em Administração de Empresas pela PUC/PR (2007) e Ensino Médio no Logan Park High School na Nova Zelândia (2002). Ministrei aulas de snowboard e ski para crianças na Bear Mountain, CA/USA (2008). Realização de palestras sobre experiência do cliente e metodologia do cliente oculto para instituições de ensino e empresas privadas.

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

CAROLINE PITA, Bruna; MARCELO ARDIGÓ, Carlos; RODYCZ VITIUK, Cassiano; TORRES, Euzilene dos Santos. "Gente, fui em um restaurante incrível...": Estudo da experiência hedônica do consumidor em restaurantes e a motivação para o boca a boca eletrônico positivo. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 757–778, 2025. DOI: 10.21680/2357-8211.2025v13n1ID35942. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/35942. Acesso em: 5 dez. 2025.

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