O Espaço do Turismo nos Planos de Governo da Campanha Presidencial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n3ID35386Palavras-chave:
campanha eleitoral, turismo, geopolítica, planos de governoResumo
Para um candidato participar das eleições à Presidência da República no Brasil, ele deve, obrigatoriamente, apresentar um plano de Governo com as principais pautas que nortearão um possível mandato. Por consequência, temas não abordados denotam desinteresse por parte da campanha. Com o objetivo de analisar o espaço que o Turismo ocupou na campanha presidencial de 2022, todas as candidaturas foram analisadas e seus candidatos foram inseridos nesse diálogo. Em uma abordagem apartidária, utilizou-se de documentos oficiais da Justiça Eleitoral, combinados com uma revisão narrativa da literatura e a análise das entrevistas com candidatos. Seus resultados apontam para um cenário onde: nem todos os planos contemplam o Turismo; em conversas todos os políticos reforçam a importância do setor; existem falas genéricas sobre a área; não são apresentadas propostas concretas para o setor; e que nenhum plano coloca o turismo em papel de destaque. Diante da importância do Brasil como receptor e emissor de turistas, especialmente no contexto da América Latina onde é o quinto país mais visitado, este estudo mostra-se relevante, inclusive podendo ser replicado em outros países para entender sobre o olhar ao Turismo de postulantes ao cargo do executivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).