Planejamento do turismo na perspectiva territorial na região extremo sul do RS/Brasil

Autores

  • Sarah Minasi

Palavras-chave:

Território. Planejamento Turístico. Gestão Pública.

Resumo

Com vistas a contribuir para as discussões na área do planejamento e gestão pública do turismo, no contexto do desenvolvimento regional, este artigo apresenta como objetivo geral analisar a compreensão do território por agentes públicos no contexto do planejamento e da gestão do turismo na região Extremo Sul do RS. Entende-se a importância do território e a valorização das particularidades à medida em que se procura dar ênfase ao heterogêneo e entender a diversidade regional como potencialidade. A região deve ser entendida como particularidade dinâmica, na qual as ações endógenas presentes no território ganham força. Nesse sentido, observa-se que a região Extremo Sul teve, no seu processo de formação, fatores históricos estruturantes que influenciaram as características da região, ainda perceptíveis no seu contexto atual. A abordagem teórico-metodológica referenciada no materialismo histórico dialético apoiou-se na pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso, utilizando a análise de conteúdo como procedimento de interpretação de dados. Observou-se, a partir das entrevistas com os gestores públicos do turismo na região, que existe a compreensão de que é preciso atuar de forma regionalizada, contudo a região ainda sofre com a falta de protagonismo dos gestores em desenvolver ações para dinamizar e desenvolver o potencial regional. Por fim, compreender o território no contexto do planejamento e gestão do turismo requer buscar respeitar, nas ações de planejamento, os aspectos que particularizam determinado território, ou seja, perceber as particularidades como potencialidades para o turismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, T. B. de. (2000) Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro: Revan.

Bandeira, Pedro. (2007) Uma Experiência de Institucionalização de Regiões no Brasil: Os COREDEs do Rio Grande do Sul. p.115-162. Anais… Primeiro Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável, Florianópolis. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/30419>. Acesso em 3 de nov. de 2014.

Barreto, M. (2205) Planejamento responsável do turismo. Campinas: Papirus.

BENI, M. (2001) A política de turismo. In: TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC.

______. (1999) Política e Estratégia do Desenvolvimento Regional: Planejamento Integrado e Sustentável do Turismo. Turismo em Análise, São Paulo, v. 10, n.1, p.7-17.

______. (2006) Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph.

Boullón, R. (2005) Os municípios turísticos. Bauru, SP; Educs.

Coriolano, L. (2006) Turismo: prática social de apropriação e de dominação de territórios. In: LEMOS, Amalia Inés Geraiges; ARROYO, Mônica e SILVEIRA, Maria Laura. (Org.). América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires: Clasco.

Cruz, R da. (2000) Política de turismo e território. São Paulo: Contexto.

Domingues, M., Carvalho, D. & Carvalho, A. (2013) O Polo Naval e Offshore e o desenvolvimento regional na metade sul do Rio Grande do Sul. Ensaios FEE, v. 34, p. 933-954.

Etges, V. (2001) A região no contexto da globalização: o caso do Vale do Rio Pardo. In: VOGT, Olgário e SILVEIRA, Rogério. Vale do Rio Pardo: (re)conhecendo a região. Santa Cruz do Sul: Edunisc.

______. (2010) Desenvolvimento regional: uma análise da Metade Sul do Rio Grande do Sul. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 13, n. 2, p. 169-186.

______. (2005) Desenvolvimento Regional Sustentável: o território como paradigma. Santa Cruz do Sul: REDES, vol 10, n.3, p.47-55.

Feger, J. & Etges, V. (2014) Regionalização para o planejamento do desenvolvimento turístico: uma discussão sobre critérios para a determinação de áreas com vistas a aplicar a política pública do setor. In: Pimentel, T., Emmendoerer, M. & Tomazzoni, E. (Org.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. Caxias do Sul: EDUCS.

Knafou, R. (1999) Turismo e território. Para um enfoque científico do turismo. In: Rodrigues, A. B. et al. (Org.). Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec.

Lencioni, S. (1999) Região e geografia. São Paulo: EDUSP.

Limonad, E. (2004) Brasil século XXI, regionalizar para que? Para quem? In: Limonad, E. et al. Brasil século XXI – por uma nova regionalização? São Paulo: Max Limonad.

Ministério do Turismo. (2003) Plano Nacional de Turismo. Brasília. Disponível em:<http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_2007_2010.pdf.> Acesso em: 3 de nov. 2014.

______. (2007) Plano Nacional de Turismo. Brasília. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_2007_2010.pdf.> Acesso em: 3 de nov. 2014.

______. (2013) Plano Nacional de Turismo. Brasília. Disponível em: < http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/03planos_nacionais.html> Acesso em: 3 de nov. 2014.

Raffestin, C. (1993) Por uma geografia do poder. São Paulo: Ed. Ática.

Santos, M. (2002) Território e Dinheiros. In: Território e Territórios. Niterói: Programa de Pós Graduação em Geografia – PPGEO-UFF/AGB.

Silveira, M.(2010) América Latina: cidade, campo e turismo. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, São Paulo.

Silveira, R. & Campos, H. (2012) Processos participativos em experiências recentes de planejamento regional: o caso do Vale do Rio Pardo (RS). REDES, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 1, p. 203 – 216.

Theis, I. & Galvão, A.(2012) A formulação de políticas públicas e as concepções de espaço, território e região. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, v. 1 4, n. 2, p. 55-68.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

MINASI, S. Planejamento do turismo na perspectiva territorial na região extremo sul do RS/Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6737. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos