Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends

Autores

  • Maria Gorete Ferreira Dinis Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
  • Carlos Manuel Martins Costa Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo-Universidade de Aveiro
  • Osvaldo Manuel Rocha Pacheco Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática-Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8599

Palavras-chave:

Google Trends, Internet, Turismo, Informação

Resumo

Nos últimos anos os agentes de turismo têm manifestado necessidade de informação atualizada, pertinente e atempada que os auxilie no processo de tomada de decisão. Uma das áreas onde se verifica maiores lacunas de informação é sobre o comportamento do consumidor em turismo e os hábitos de consumo das viagens turísticas que se tem vindo a alterar significativamente nos últimos tempos. A adoção e crescente utilização da Internet tem contribuído em parte para essas alterações. Nos dias de hoje, o consumidor antes de decidir adquirir determinado serviço ou produto turístico pesquisa informação na Internet recorrendo para tal aos motores de busca. O Google é o motor de busca que lidera o mercado das pesquisas a nível mundial e o Google Trends (GT) é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela mesma empresa que fornece dados, quase em tempo real, sobre o interesse ao longo do tempo do público que procura informação no Google. O objetivo deste artigo é mostrar que os dados do GT podem ser de grande utilidade para os agentes de turismo pois fornecem informação comparativa sobre o interesse dos indivíduos por determinadas locais, recursos ou eventos turísticos e seus concorrentes. Os resultados obtidos mostram que o interesse e comportamento dos consumidores de turismo apresenta padrões semelhantes aos verificados na realidade, e que o GT fornece informação comparativa quase em tempo real relevante para os agentes de turismo.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Ferreira Dinis, Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)

Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre

Carlos Manuel Martins Costa, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo-Universidade de Aveiro

Professor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo-Universidade de Aveiro

Osvaldo Manuel Rocha Pacheco, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática-Universidade de Aveiro

Professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática-Universidade de Aveiro

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

DINIS, M. G. F.; COSTA, C. M. M.; PACHECO, O. M. R. Tendências e interesse de pesquisa do público por museus, locais e edifícios históricos e festivais de música: A ferramenta Google Trends. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8599. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8599. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos