Turismo, mineração e desenvolvimento: relações complexas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8724Palavras-chave:
Turismo, Mineração, Desenvolvimento, Impactos, Conceição do Mato DentroResumo
Diante de um cenário onde duas atividades fazem uso dos recursos naturais de um território buscando se estabelecer através da premissa de contribuir para o seu desenvolvimento, surgiu a necessidade de analisar os diversos impactos econômicos e sociais causados pela atividade turística e de extração mineral, no município de Conceição do Mato Dentro – MG. De caráter exploratório, utilizando-se de dados secundários e de entrevistas com lideranças locais, os resultados do estudo mostraram que a mineração foi determinante para a expansão dos empregos e aumento do PIB municipal, embora seja responsável por danos sociais e ambientais. Cenários de longo prazo conferem ao turismo maior vantagem relativa comparado à mineração.
Downloads
Referências
Faria, D.M.C.P. (2012a). Desarrollo, turismo y pobreza: una mirada crítica. Estudios Turísticos, n.192, p.71-88.
Furtado, C. (1984). Cultura e desenvolvimento em época de crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Pereira, D. C., Becker, L. C. & Wildhagen, R. O. (2013). Comunidades Atingidas por Mineração e Violação dos Direitos Humanos: Cenários em Conceição do Mato Dentro. Revista Ética e Filosofia Política, Juiz de Fora, Nº 15, Vol. 1, Junho de 2013. Disponível em: <http://www.ufjf.br/eticaefilosofia/files/2009/08/16_1_pereira.pdf>. Acesso em: 22 janeiro de 2016.
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (2013). Atlas para o Desenvolvimento Humano do Brasil. Disponível em: < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: 14 dezembro de 2015.
Santos G.E.O. & Kadota, D.K.(2012). Economia do Turismo. São Paulo: Aleph. (Série Turismo).
Sen, A. Desenvolvimento como liberdade. (2000). São Paulo: Companhia das Letras.
Sharpley, R. (2000). Tourism and sustainable development: exploring the theoretical divide. Journal of Sustainable Tourism, Clevedon, v. 8, n. 1, p.1-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).