A importância dos stakeholders para o brand equity e o valor da marca: um estudo de caso da agência/operadora de viagens

Autores

  • Livia Kubo ECA-USP
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho e Universidade de São Paulo
  • Marcos Vinicius Cardoso Universidade Nove de Julho http://orcid.org/0000-0001-7757-625X
  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n2ID9703

Palavras-chave:

Brand Equity. Valor da Marca. Stakeholders.

Resumo

A marca é um importante ativo intangível das empresas que nas últimas décadas tem adquirido muita força no mundo dos negócios. Neste contexto, brand equity torna-se um importante conceito para o estudo das percepções, associações e comportamentos com relação à marca, que contribui também para o valor da marca (brand value). O presente trabalho objetiva explorar as múltiplas relações dos stakeholders e suas contribuições para geração de brand equity e valor da marca no campo do Turismo, mediante a aplicação do modelo de stakeholder de brand equity e valor da marca de Jones (2005), à agência/operadora de viagens. Os resultados do estudo de caso foram ao encontro da literatura, em que os consumidores aparecem como os principais stakeholders para geração de brand equity, mas mostraram que os resultados finais de desempenho da marca só ocorrem por meio da soma das relações com diversos outros grupos-chave, cada um com sua importância em critérios específicos. 

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Biografia do Autor

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho e Universidade de São Paulo

Diretor e Professor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão do Esporte e Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo.

Marcos Vinicius Cardoso, Universidade Nove de Julho

Mestrado e Doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento

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Publicado

20-12-2017

Como Citar

KUBO, L.; COSTA, B. K.; CARDOSO, M. V.; RIBEIRO, T. de L. S. A importância dos stakeholders para o brand equity e o valor da marca: um estudo de caso da agência/operadora de viagens. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n2ID9703. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/9703. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos