Responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais: Um estudo comparativo de empresas de serviços de hospedagem do Brasil e da Holanda

Autores

  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Brasil
  • Bárbara Cinezia Valdez Cavalcante Zaidan UFPE
  • Monik Rodd UFPE
  • Mariana Bueno de Andrade UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n2ID8613

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Identidade de Marca. Rótulos Ambientais. Empresas de Hospedagem.

Resumo

A preservação do meio ambiente faz parte hoje de um processo de conscientização mundial que inclui organizações e consumidores. Como o produto turístico e o hoteleiro dependem, fundamentalmente, da conservação e preservação do meio social e ambiental, empresas de hospitalidade vêm tentando adotar estratégias que incluam esses elementos na concepção de suas marcas como pontos favoráveis a criação de uma imagem positiva. Para compreender de que forma essa postura empresarial é trabalhada, desenvolveu-se esta pesquisa, de caráter qualitativo. Realizou-se a análise dos websites de duas empresas hoteleiras, uma do Brasil e outra da Holanda, para verificar possíveis similaridades e divergências. Para a coleta de dados foi feita, inicialmente, a análise semiótica dos sites para avaliar como os construtos responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais, são trabalhados nas páginas corporativas das empresas selecionadas e, posteriormente, foi realizado um grupo focal com especialistas sobre o tema, como forma de triangulação de dados. Como resultado, verificou-se que as categorias investigadas são mais trabalhadas no site brasileiro do que no holandês, o que talvez se deva ao fato de no Brasil ser preciso divulgar mais intensamente as ações adotadas pelas empresas, como forma de chamar a atenção dos consumidores, enquanto que na Holanda parece ser suposto que os consumidores assumem que os hotéis atendem as condições socioambientais como condição necessária para a sua avaliação e/ou escolha pelos consumidores.

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Biografia do Autor

Mariana Bueno de Andrade, UFPE

DOUTORANDA PROPAD/UFPE

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Publicado

20-12-2017

Como Citar

BARBOSA, M. de L. de A.; ZAIDAN, B. C. V. C.; RODD, M.; DE ANDRADE, M. B. Responsabilidade social, identidade de marca e rótulos ambientais: Um estudo comparativo de empresas de serviços de hospedagem do Brasil e da Holanda. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n2ID8613. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8613. Acesso em: 20 dez. 2024.

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