O NACIONALISMO DE ALBERTO TORRES E OLIVEIRA VIANA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Guilherme Miraldi da Silva Santos Universidade Veiga de Almeida
  • Sérgio Silveira de Oliveira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12260

Resumo

Busca-se estudar e questionar, no presente trabalho, o conceito de “periferia” como característica do Brasil em relação a supostos países cêntricos, não somente, uma hipotética posição hierarquicamente inferior nos âmbitos culturais, políticos sociais etc. Analisa-se as teorias que defendem e atacam tais ideias buscando sempre um entendimento que não caia em anacronismo acadêmico tampouco exclua do período vigente suas características e peculiaridades sine qua non para a crítica dos juízos valorativos de cada época. Ademais, utiliza-se o trabalho “A organização Nacional” de Alberto Torres e “O idealismo da Constituição” de Oliveira Viana como bibliografia imprescindível para a compreensão da influência do pensamento nacionalista no movimento constitucional brasileiro, além disto, a influência prática de suas teorias na história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Miraldi da Silva Santos, Universidade Veiga de Almeida

Mestrando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Especialização em Direito Público (2015) pela Instituição Toledo de Ensino (Damásio de Jesus) e Pós-graduação em Psicopedagogia (2015) pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduação em Direito (2013) pela Universidade Federal Fluminense e Graduação em Psicanálise (2013) pelo Instituto Avançado de Psicanálise Miesperanza. Advogado.

Sérgio Silveira de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida

Mestrando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/RJ. Possui graduação em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2002). Diretor jurídico de Escritório de Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: estado democrático de direito, privacidade, argumentação jurídica, ações afirmativas e minorias.

Downloads

Publicado

08-06-2017

Como Citar

SANTOS, G. M. da S.; OLIVEIRA, S. S. de. O NACIONALISMO DE ALBERTO TORRES E OLIVEIRA VIANA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 194–214, 2017. DOI: 10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12260. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/12260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Padronização