Paulo Freire e as “40 horas de Angicos” (Rio Grande do Norte-Brasil): fotografia e memória da alfabetização de adultos
Palabras clave:
Paulo Freire, Fotografia, Memória, Alfabetização de adultos, EnsinoResumen
Neste artigo, discute-se acerca do projeto “40 horas de Angicos”, desenvolvido pelo educador Paulo Freire, nos anos 1960, no interior do Rio Grande do Norte. Foram analisadas 4 fotografias referentes ao projeto aludido e que guardam a memória desse importante fato da história da educação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de imagens fotográficas disponibilizadas em 3 sites da internet. Discute-se a fotografia a partir dos estudos de Kossoy (2001), Mauad (2008) e Ciavatta (2012). Constatou-se a importância das fotografias como uma forma de guarda da memória e salienta-se o fato de que esses documentos são repletos de sentidos e significados que precisam ser questionados e interpretados considerando o contexto e o porquê de sua produção e veiculação.
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