Gestão Documental do Dossiê Funcional de Servidores de Escolas Públicas

uma revisão da literatura nacional e internacional publicada em periódicos científicos

Palavras-chave: Gestão Documental., Metodologia de Gestão Documental, Documentos Arquivísticos, Recuperação da Informação, Dossiê Funcional

Resumo


Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças, que são essenciais e necessárias, utilizando-se de ferramentas e metodologias capazes de modificar as rotinas nos processos até então considerados eficazes.Neste contexto, na área da educação não seria diferente, especificamente, no que se refere às escolas públicas e aos processos de Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA), especialmente, aqueles produzidos no setor de Departamento de Pessoal (DP) das escolas. Pressupõe-se que tais instituições não possuem uma metodologia de GDA padrão e institucionalizada, para implementar os processos de GDA: tratar, organizar, controlar, acessar e recuperar os documentos arquivísticos do DP, especificamente, aqueles que compõem o dossiê funcional. Metodologia esta que permitiria a implementação dos processos de GDA, garantindo qualidade e melhoria nos serviços. Assim, fica eminente a necessidade de se definir e implementar uma metodologia de GDA que garanta a padronização dos referidos processos de GDA. O presente artigo busca, diante do pressuposto anunciado, identificar como tem sido tratada a nível nacional e internacional, a definição e aplicação de uma metodologia de GDA, no que tange a gestão do dossiê funcional de servidores que atuam em escolas públicas. Como método para alcançar tal objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Não foi localizado número representativo de estudos que evidenciam definição e aplicação de metodologias de GDA nas escolas públicas, o que evidencia lacunas a serem investigadas e preenchidas, com foco na GDA em escolas públicas e especificamente em documentos arquivísticos de cunho trabalhista.

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Biografia do Autor

Elisangela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação, ECI/UFMG.

Mestre e Doutora em Ciência da Informação.

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Publicado
06-12-2021
Como Citar
ARAUJO, J. J. DE; AGANETTE, E. C. Gestão Documental do Dossiê Funcional de Servidores de Escolas Públicas. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 5, p. e25996, 6 dez. 2021.
Seção
Artigos